O Twitter acaba de anunciar uma novidade interessante: a partir de quinta-feira (6), a rede social passará a etiquetar perfis de celebridades políticas e de veículos de mídia que tenham afiliação com entidades governamentais. De acordo com a própria plataforma, isso será feito para aumentar a transparência no site, otimizando debates de interesse público e reduzindo a influência viral de jornais menos imparciais. Por enquanto, a novidade será aplicada apenas em contas que representam “a voz da nação como um todo”; o que inclui, por exemplo, o secretário de estado dos EUA Mike Pompeo. Porém, o Twitter também garantiu que as etiquetas serão aplicadas em oficiais da China, França, Rússia e Reino Unido — o Brasil, por enquanto, não foi confirmado no rol de países que fazem parte do recurso. Curiosamente, a plataforma não dará selos para presidentes, afirmando que tais contas já possuem “grande reconhecimento de nome, atenção da mídia e conhecimento popular”. Já em relação aos veículos de mídia, a rede social diz que a categoria inclui jornais nos quais o governo “exerce controle sobre o conteúdo editorial através de recursos financeiros, pressões políticas diretas ou indiretas e controle sobre produção ou distribuição”. Por fim, tais veículos, que há tempos já estão proibidos de adquirir espaços publicitários no Twitter, também não terão mais suas publicações destacadas em sugestões e resultados de busca, justamente para evitar discussões políticas influenciadas por determinado partido.