Twitter desiste dos Fleets e anuncia fim dos Stories após baixa adesão

2015-04-10_190211

O Twitter anunciou o encerramento da função Fleets. O recurso de postagens efêmeras que desaparecem após 24 horas vai parou de funcionar dia 3 de agosto.
Em comunicado, a empresa explicou que a ferramenta chegou ao fim devido à baixa adesão entre os usuários. O recurso parecido com o formato do Stories do Instagram foi lançado ano passado. De acordo com o vice-presidente de produtos do Twitter Ilya Brown, o Fleets foi uma das apostas da rede social para tornar os usuários mais ativos no microblog.
A ideia era incentivar pessoas que não se sentem tão à vontade para postar tuítes. “Esperávamos que o recurso pudesse tornar a experiência de compartilhar ideias e opiniões momentâneas mais confortável”, explicou Brown em uma postagem no blog da rede social.
A função começou a ser testada no Brasil por ter um público com bons números de interação no aplicativo. O Fleets permite a postagem de textos, vídeos, imagens e GIFs.
A decisão, nesse momento, pode ser vista como repentina porque há cerca de um mês o Twitter finalizou os testes de anúncio na ferramenta. Com o encerramento da função, o Twitter testará a incorporação de alguns recursos do Fleets, como opções de formatação de texto, câmera em tela cheia, adesivos e GIFs na caixa de texto do Tweet.
Após o fim do Fleets, o topo da página será ocupado pelas salas de bate-papo com áudio, o Spaces. O vice-presidente de produtos aproveitou o comunicado para lembrar que a rede social tem trabalhado para criar recursos e funções que ajudem a aumentar a participação dos usuários na plataforma.