Treinamento com fornecedores sobre legislação trabalhista acontece na Vinícola Aurora

2015-04-10_190211

 Objetivo foi compartilhar informações sobre boas práticas laborais e de direitos humanos que envolvem empresas que prestam serviço à companhia. Na próxima terça (29) também será promovida ação para equipe interna. Iniciativa similar já foi aplicada para os 1,1 mil viticultores cooperados

A Cooperativa Vinícola Aurora realizou um treinamento com mais de 100 representantes de fornecedores da companhia nesta quarta-feira (23). O objetivo do encontro foi compartilhar informações sobre as boas práticas relacionadas ao cumprimento da legislação trabalhista e de direitos humanos. Foram apresentados itens como controle de jornada, pagamento de remuneração e parcelas rescisórias, formalização de documentos trabalhistas, recolhimento de verbas previdenciárias, além de questões éticas e de relacionamento.

O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, destaca que o treinamento integra uma série de iniciativas que a empresa tem realizado para qualificar as relações que mantém com fornecedores e parceiros, com objetivo de torná-las mais éticas e seguras. O dirigente lembra ainda que estas ações fazem parte de um grande trabalho que vem sendo realizado, abrangendo as áreas de compliance e boas práticas agrícolas.

“É fundamental estarmos alinhados com nossos fornecedores, destacando nossa jornada pelo trabalho digno e justo e para que eles estejam cientes de quais são as possíveis consequências caso as empresas não atuem em conformidade. A Aurora tem passado por uma importante revisão de seus processos e um dos grandes objetivos é que toda nossa cadeia produtiva esteja alinhada às melhores práticas do mercado”, ressaltou.

O presidente reiterou o caráter preventivo para que não ocorram problemas futuros. Tonello acrescentou que as próprias empresas contratadas pela Aurora acabam se beneficiando da ação, já que passam ao mercado a segurança de que elas cumprem todos os aspectos legais.

Empresas que operam em conformidade precisam se relacionar com outras que também atuam de acordo com as prerrogativas da legislação trabalhista. Em paralelo também estamos investindo na qualificação também entre as mais de 1,1 mil famílias cooperadas. Desde as condições de alojamento, formas de contratação e condições de trabalho digno”, listou.

Na próxima terça-feira (29) será a vez da apresentação aos 500 colaboradores da cooperativa. Serão demonstradas práticas que já são adotadas pela companhia, que incluem, além dos benefícios obrigatórios, aspectos que valorizam o bem-estar, a saúde, a assiduidade e outros itens voltados aos funcionários e seus familiares.

Os treinamentos com os fornecedores e colaboradores foram encabeçados por Cristhian Groff e Camilo Macedo, advogados do Cabanellos Advocacia, escritório que conduz ações relacionadas à conformidade trabalhista na Aurora.

Solidificação rumo ao centenário

Rumo ao centenário, que será celebrado em 2031, a Cooperativa Vinícola Aurora vem revisando processos e implementando programas para um futuro organizacional cada vez mais eficiente, inclusivo, sustentável e cooperativo. Para isso, uma série de melhorias permanentes, que vão desde a gestão interna até o acompanhamento da atividade nas propriedades rurais, estão sendo desenvolvidas simultaneamente.

As iniciativas estão solidificadas pilares bastante abrangentes: Boas Práticas Agrícolas, compliance e ESG (da sigla em inglês que significa Ambiental, Social e Governança).

A implementação do novo Programa de Boas Práticas Agrícolas abrange a área do campo e as 1,1 mil famílias cooperadas a Aurora, em 11 municípios da Serra Gaúcha. A iniciativa tem levado aos viticultores as informações necessárias para a melhoria da produção da uva, como a implementação de tecnologias mais modernas de cultivo, a mecanização de alguns processos da safra e a adequação das condições de trabalho orientados nas normas da Organização Internacional do Trabalho. Para esta tarefa, além da qualificação dos agricultores e ainda dos profissionais da equipe Agrícola da cooperativa, foram contratos profissionais especializados na execução deste tipo de projeto, visando à adequação de processos e instalações.

A companhia também vem revitalizando o Programa de Compliance, em parceria com a Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que possui uma ferramenta customizada para cooperativas. Desde abril, estão sendo revisadas e aperfeiçoadas as normas de governança e compliance, especialmente nos processos que regulam as relações com colaboradores, parceiros e terceirizados. Esse projeto está em andamento, com a conclusão de todas as etapas prevista para o ano de 2024.

Paralelamente a estes dois programas, a Cooperativa Vinícola Aurora está reestruturando o projeto de ESG para colocar a organização num alto patamar de responsabilidade social e ambiental, cada vez mais conectada com sua comunidade e reforçando seu papel como uma cooperativa que congrega 1,1 mil famílias produtoras.