Tomar ibuprofeno pode levar à infertilidade masculina

2015-04-10_190211

Homens utilizaram 600 mg diárias do medicamento por duas semanas (Foto: CDC/ Amanda Mills)

Uma pesquisa feita na Dinamarca está deixando os homens em alerta. Isso porque ela analisou o anti-inflamatório ibuprofeno e os resultados foram surpreendentes.
Primeiro porque, de acordo com os estudiosos, o medicamento pode levar à disfunção hormonal e à infertilidade em homens adultos jovens. Segundo, porque o uso sem a supervisão médica afeta ainda a função de testículos, incluindo a produção de testosterona, disfunção erétil e fadiga.
O estudo foi publicado no “PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences)” e teve como primeiro autor o neurologista David Møbjerg Kristensena, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca. O grupo de voluntários, composto por 31 homens saudáveis entre 18 e 35 anos , utilizaram 600 mg de ibuprofeno diariamente durante duas semanas.

Pesquisa
Entre as recomendações para tornar o voluntário apto para o estudo, estava IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo de 30, ausência de evidência de úlcera, sinais de disfunção de fígado ou disfunção renal, para que não houvesse interferência no resultado.
Após análise, pesquisadores observaram que participantes desenvolveram uma condição conhecida como hipogonadismo — em que testículos não produzem hormônios ou espermatozoides adequadamente. A disfunção normalmente surge em homens de meia idade. O ibuprofeno, por exemplo, já foi associado ao risco aumentado de problemas cardíacos.