Tertill: robô jardineiro acaba com pragas e carrega via luz solar

2015-04-10_190211

Autônomo, robô promete tomar conta de ervas daninhas e pragas sozinho, sem danificar plantas ornamentais.

Tertill é um robô jardineiro da Franklin Robotics que promete ser capaz de identificar e remover sozinho as ervas daninhas, conforme elas surgem no jardim. O modelo foi idealizado pelo mesmo criador do Roomba, robô aspirador de pó bastante conhecido no mercado. Portanto, tem funcionamento semelhante, com sensores para desviar de objetos muito grandes, formato circular, entre outras características.
O robô traz um conjunto de lâminas aparadoras e promete operar de forma praticamente autônoma, já que é alimentado pela energia solar. Disponível para comprar, o Tertill é vendido diretamente pelo site oficial da fabricante, e custa a partir de US$ 299, aproximadamente R$ 1.119, em conversão direta.
O principal destaque do Tertill é a capacidade de identificar o que são ervas daninhas e o que são plantas ornamentais. Isso acontece por meio de um sensor capacitivo, que as reconhece a partir da altura; tudo aquilo que for rasteiro e menor, é uma praga em potencial e pode ser removido.
Em seguida, o motor central é acionado e o aparador, que consiste em um filamento de plástico, gira em alta velocidade para remover o que estiver pelo caminho. O sistema com filamento plástico é similar ao de outros equipamentos de jardinagem, como roçadeiras elétricas, por exemplo. Isso permite a substituição da bobina quando a plástico acabar.
Apesar de resistente à chuva, o Tertill requer alguns cuidados. O primeiro deles é que o robô precisa de um terreno nivelado para funcionar. A fabricante também recomenda o uso de barreiras de, no mínimo, 5 centímetros de altura para delimitar a área de ação do robô, além de canteiros com espaço de aproximadamente 30 cm entre as plantas para que o Tertill possa percorrer o canteiro.
Embora seja pensado para trabalhar de forma independente, o robô também permite recarga da bateria via microUSB para dias sem muita luz solar.