Tenha uma horta hidropônica dentro de casa

2015-04-10_190211

Você gosta de verduras saudáveis, mas não consegue acordar cedinho para ir a feira? Bom, se na sua sacada existe um espaço grande, que tal planejar e construir a sua própria horta hidropônica?
Primeiramente, vamos falar sobre a hidropônica, que é um sistema que funciona da seguinte maneira: as plantas são cultivadas fora do solo. Elas crescem e se desenvolvem na água, flutuando em reservatórios, alojadas em calhas ou tubos, em um meio composto por brita, areia ou outros materiais inertes.
Nesse tipo de cultivo, as raízes das plantas ficam submersas em água com alguns nutrientes que impulsionarão o desenvolvimento das plantas sem necessidade de terra.
Uma vantagem mais do que interessante é que além de o cultivo ser simples, não há a presença de pragas. As plantas ficam em um ambiente mais controlado e protegido contra pragas e doenças.
Alguns cultivares muito desenvolvidos em cultivo hidropônico são: alfaces, rúculas, tomates, moranguinhos e até mesmo flores como orquídeas, por exemplo.
Assim sendo, mãos a obra!

Para montar uma horta hidropônica você precisará:
01 zig-zag feito com canos de PVC levemente inclinados (para a caída da água) e furados (para que os vegetais possam ter espaço para sair quando começarem a crescer) – Vale lembrar que os furos devem ser de tamanho que comporte um pé de alface adulto, por exemplo.
Estruturas de ferro que possam suportar o peso da horta hidropônica (canos), como por exemplo Mão Francesa.
Fitinhas abraçadeiras para prender os canos na estrutura de ferro, que funcionará como suporte.
01 tambor para colocar a água.
01 bomba de aquário, com uma mangueira que leve a água até o cano mais alto. A água corre pelos canos devido à inclinação deles e retorna para o tambor.
É importante esclarecer que, quanto maior a distância entre o tambor e o cano mais alto onde a mangueira começará a jogar a água, maior deve ser a capacidade da bomba.

Água
A água utilizada para este tipo de horta não é uma água qualquer. Como os vegetais não têm os nutrientes da terra para se desenvolver, é preciso que a água esteja nutrida a ponto de suprir as necessidades destes vegetais.
Esse tipo de água (solução) pode ser encontrada pronta ou você mesmo(a) pode prepará-la.

Para a solução você precisará de:
– 2 recipientes
– 283,5 g de nitrato de sódio
– 283,5 g de nitrato de cálcio
– 283,5 g de sulfato de potássio
– 425 g de superfosfato
– 142 g sulfato de magnésio (sais de Epsom)
– 28 g sulfato de ferro
– 1 colher de chá de sulfato de manganês
– 1 colher de chá de ácido bórico
– 1/2 colher de chá de sulfato de zinco
– 1/2 colher de chá de sulfato de cobre Almofariz e pilão
– saco de plástico (opcional)
– rolo de macarrão (opcional)

Instruções de preparo da solução nutritiva
Combine o nitrato de sódio, nitrato de cálcio, sulfato de potássio, superfosfato e sais de Epsom em um recipiente limpo.
Combine o sulfato de ferro, sulfato de manganês, ácido bórico, sulfato de zinco e sulfato de cobre em um recipiente separado e, em seguida, soque com o pilão. Você também pode colocá-los em um saco de plástico resistente e triturá-los bem com um rolo de macarrão.
Combine bem as misturas. Dissolva 1 colher de chá da mistura final em 1 litro de água e use 30 ml dessa solução para cada 12 litros de água. Você também pode adicionar 1/2 colher de chá para cada 400 litros de água. Descarte o pó restante que não for usado dentro de 24 horas, já que ele perde suas propriedades após esse período.