Tenha um nutricionista para chamar de seu

2015-04-10_190211

Essa semana comemoramos o dia do nutricionista e por isso hoje venho aqui falar dessa profissão incrível que escolhi para mim e que tanto amo!!
A regularização da profissão de nutricionista ocorreu no Brasil em 1967, mas foi em 1939 que foram criados no Brasil os cursos técnicos de nível médio para formação de nutricionistas-dietistas, que só em 1962 tornou um curso de nível superior.
Diferente do que muitas pessoas pensam, o nutricionista não é um profissional formado apenas para trabalhar na busca pelo emagrecimento, a nutrição vai muito além disso! O nutricionista é responsável por cuidar da saúde das pessoas através da alimentação, o que tem por objetivo prevenir ou até mesmo tratar doenças. Já dizia hipócrates “que seu alimento seja seu remédio, que seu remédio seja o seu alimento. ”
E você sabe porque eu escolhi ser nutricionista?
A verdade é que eu queria ser analista de RH, foi quando fui trabalhar em uma indústria no setor administrativo e vi que não era bem o que eu queria, apaixonada pelo setor comercial, resolvi buscar algo além do que estava para mim como experiência, foi então que fui em busca do curso de nutrição! Mas a história pela minha admiração pela nutrição vem bem antes disso, já que na minha adolescência tive uma experiência que me fez gostar dessa área.
Minha mãe me levou a fazer exames de rotina, pois me sentia cansada, com dores no peito ao fazer caminhadas, e na época descobrimos que eu estava com a glicemia elevada, por ter histórico na família, meu avô diabético, mais do que de pressa fui encaminhada para uma nutricionista, nesta época tinha apenas 14 anos, mas sempre fui muito responsável e disciplinada, portanto segui aquele cardápio à risca! E consegui reduzir meus níveis de glicemia, além de reduzir peso! Eu não estava com sobrepeso, mas estava me encaminhando para isso. Meus lanches da tarde eram pobres em nutrientes, comia brigadeiro de panela quase todas as tardes!!! E quem tem adolescentes em casa vai se identificar lendo este relato, já que nesta fase o padrão alimentar se altera bastante, pelo fato de ser um período de mudanças bem acentuadas.
Minha mãe sempre me chamava atenção para esse consumo alimentar, mas eu como uma boa adolescente não dava ouvidos! Fico feliz por ter tido essa experiência tão rica que me fez escolher a minha profissão, pois mudou muitos aspectos na minha vida, me sentia cansada ao caminhar e não me senti mais e além disso minha autoestima se elevou.
Hoje do outro lado da cadeira, vejo o quanto eu consigo e posso ajudar a mudar a vida das pessoas através da nutrição, o quanto posso devolver saúde, bem-estar e qualidade de vida às pessoas, e é isso que me faz ser feliz profissionalmente.
Por mim já passaram muitos casos que pude auxiliar através da alimentação, como pacientes com gastrite, síndrome do intestino irritável, uma paciente que com quase 40 anos tinha crises terríveis de enxaqueca desde seus 14 anos e não sabia mais o que era conviver sem esta dor, atualmente com uma alimentação melhor conseguiu dias mais felizes e sem dores. O benefício estético é apenas uma consequência da mudança no padrão alimentar, a qualidade de vida que se ganha é a maior riqueza do processo.