Tempestades de muito alto risco atigem sul do RS a partir de quarta

2015-04-10_190211

As condições climáticas previstas são particularmente perigosas, com a possibilidade de tempo severo e alto impacto para a população em várias cidade

 

 

Um sistema meteorológico de alto risco com previsão de chuva intensa e ventos fortes está se aproximando da Argentina, Uruguai e da região Sul do Brasil, alerta a MetSul Meteorologia. As condições climáticas previstas são particularmente perigosas, com a possibilidade de tempo severo e alto impacto para a população em várias cidades. Este não é um cenário típico de verão, onde o calor pode gerar nuvens de tempestade isoladas, mas sim a chegada de um sistema meteorológico de grande impacto, que trará fenômenos fortes a severos em uma área extensa, com danos potencialmente significativos.

O que esperar? Uma área de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera se deslocará dos Andes, na região de Mendoza, em direção ao centro da Argentina ao longo da terça-feira, alcançando o Uruguai e o Rio Grande do Sul na quarta-feira seguinte.

Este sistema atuará em pleno janeiro, durante o período mais quente do ano, e estará sobre uma grande massa de ar tropical aquecido e instável. Isso aumenta consideravelmente o risco de fenômenos severos, incluindo chuvas localmente intensas a extremamente fortes e tempestades que, em alguns pontos, podem ser muito violentas e destrutivas.

À medida que a baixa pressão avança pelo Uruguai e Rio Grande do Sul, aprofundará a pressão em superfície e entrará em sincronia com as baixas pressões em médios a altos níveis da atmosfera, intensificando os efeitos do sistema com chuvas intensas e ventos fortes. Além disso, haverá uma baixa pressão térmica no Norte da Argentina, onde o ar muito quente contribuirá para a intensidade das tempestades.

Elevado risco de chuvas intensas e ventos fortes

No passado, sistemas semelhantes que atuaram durante o verão, na maioria das vezes, causaram problemas significativos devido à chuva em grande volume em algumas áreas, bem como tempestades de granizo e, sobretudo, ventos fortes.

No Rio Grande do Sul, a influência deste sistema pode resultar em chuvas excessivas em algumas partes do estado e também em tempestades, algumas delas podendo ser fortes a severas, abrangendo a maioria das regiões do território gaúcho entre terça e quarta-feira.

Na quinta-feira, o risco de tempo severo com chuvas intensas e tempestades persiste no Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com potencial para causar mais transtornos.

Na maior parte do Rio Grande do Sul, as condições climáticas devem melhorar ao longo da quinta-feira, embora ainda seja possível a ocorrência de chuvas isoladas. Na região de Porto Alegre e sua região metropolitana, o risco de chuvas intensas e/ou tempestades é maior no final da terça-feira e ao longo da quarta-feira.

Diversos modelos numéricos indicam a possibilidade de chuvas fortes a muito fortes, com volumes significativos na área da capital gaúcha durante a quarta-feira