‘Tem golpe novo na praça’

2015-04-10_190211

Documento, entregue pelos Correios, exige pagamento digital para liberar supostos empréstimos

A Receita Federal divulgou, na semana passada, um alerta sobre um novo golpe postal que está usando o nome da instituição para fazer vítima. Enviado através dos correios, uma suposta notificação alerta que a vítima deve pagar Impostos sobre Operações (IOF) para desbloquear um empréstimo feito por uma instituição financeira.
Segundo as autoridades, o documento falso aponta que o crédito ou financiamento solicitado pelo alvo será desbloqueado somente após o suposto imposto ser pago. A falsa correspondência acompanha dados bancários que permitem a quitação de dívida, bem como uma assinatura falsa atribuída a um funcionário da Receita Federal.
Vale ressaltar que a Receita Federal não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. O pagamento do IOF é feito exclusivamente via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), sendo que a cobrança e o recolhimento são feitos exclusivamente pela instituição financeira que concede o crédito.
O golpe do pagamento falso de IOF é semelhante a outra ação criminosa realizada pelos correios que foi detectada em junho deste ano. Nela, os golpistas pedem que a vítima entre em um site suspeito para realizar a regularização do CPF e de dados cadastrais — ao fazer isso, ela pode ter suas informações pessoais e bancárias roubadas.