Técnico em Guia de Turismo do Senac abre vagas em Bento

2015-04-10_190211

Que tal iniciar uma nova carreira que tem muita procura  na Serra Gaúcha?

 

O mercado do turismo está em constante expansão e busca bons profissionais para receber e atender com qualidade o turista que visita a região da Serra gaúcha. Com essa afirmação, a docente do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac Bento Gonçalves, Lidiane Rauber Loreto da Rosa, aponta a necessidade crescente de capacitação no setor.

Conforme a especialista, o segmento requer conhecimento e profissionalismo. “A concorrência de pessoas não qualificadas é uma questão que prejudica o setor. Trabalhar com turismo não é apenas embarcar em um ônibus e levar os passageiros para um passeio. É necessária toda uma estrutura que envolve capacitação, conhecimento e preparo para atender qualquer necessidade do viajante, inclusive em emergências”, explica Lidiane.

O crescimento do turismo na região de Bento Gonçalves e a consequente busca por guias capacitados é a grande oportunidade para profissionais com formação de qualidade, de acordo com a docente. “As empresas de turismo se instalam na cidade e procuram por pessoas que conheçam a região e conduzam os turistas de forma correta pelos tantos passeios que temos por aqui”.

Lidiane cita, então, os roteiros rurais como a alavanca do turismo local. “Os vinhedos, o Caminho de Pedras… São exemplos de destinos do interior de Bento Gonçalves que são muito importantes para o setor. O enoturismo é o que nos faz conhecidos e reconhecidos. São, aproximadamente, 80 vinícolas desde as familiares até as de grande porte que fazem o alicerce do turismo da localidade”, destaca a docente. Ela finaliza indicando o caminho para quem deseja entrar no mercado do turismo: “capacite-se! Não seja apenas mais um no segmento. Tenha sua carteira com a identificação da Embratur. Conduza os turistas com conhecimento, respeito e segurança. Seja um profissional qualificado”.

Enoturismo: um setor em crescimento

O turismo associado à vitivinicultura é tradicional na região da Serra Gaúcha há mais de um século. A diversidade e alta qualidade dos produtos oferecidos pelas vinícolas são os maiores atrativos para o enoturismo, constituindo-se em fonte de crescimento econômico regional. “O segmento forma uma importante cadeia de emprego. O setor cresce anualmente”, afirma a docente e enóloga do curso de Sommelier do Senac Bento Gonçalves, Patrícia Possamai.

Ela destaca que, em termos de enoturismo, a serra gaúcha é a mais preparada para receber turistas. “Vale dos Vinhedos, cantinas históricas, Caminhos de Pedra, Altos Montes…. São roteiros preparados com experiências bem interessantes para iniciantes e iniciados no vinho.  Existem degustações mais simples e degustações super premium. Dependendo do nível de conhecimento e interesse do cliente”, afirma a especialista.

Para os interessados, a formação Técnico em Guia de Turismo EAD do Senac Bento Gonçalves está com inscrições abertas. Elas podem ser realizadas pelo link até o dia 23 desse mês. Para conhecer mais sobre vinhos, a escola também está com inscrições abertas para o curso de Sommelier. Com carga horária de 144 horas, a capacitação tem nova turma agora em agosto. Confira mais informações no site do Senac Bento Gonçalves.