Vai demorar para a primavera se instalar com dias mais quentes no Sul do Brasil
O primeiro fim de semana da primavera teve cara de inverno no Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil com noites muito frias para esta época do ano e tardes amenas, embora tenha aquecido mais ontem.
Efeito da forte massa de ar frio que ingressou no último dia do inverno e trouxe uma histórica nevada com acumulação no Planalto Sul Catarinense nas primeiras horas da nova estação.
Vai demorar para a primavera se instalar com dias mais quentes no Sul do Brasil. A semana que começa terá instabilidade muito frequente e chuva volumosa no Paraná com marcas acima de 100 mm em diversos pontos e precipitação irregular no Rio Grande do Sul em poucos pontos do Sul no estado gaúcho.
Chuva mais ampla é esperada na segunda metade da semana, quando deve chover com maiores acumulados no Rio Grande do Sul.
Embora esta segunda tenha marcas bastante agradáveis e acima do que se registrou nos últimos dias, a baixa pressão que provoca instabilidade neste início de semana traz ar frio que vai se manter durante a semana, o que vai garantir temperatura amena e abaixo da média desta época do ano.
Na segunda metade da semana, o ar frio se reforça sobre o Sul do país. A diferença é que não será ar tão frio quanto ingressou na quinta-feira e, por isso, as mínimas não são muito baixas. As máximas que serão bastante amenas e que não subirão muito em alguns dias pela presença de nebulosidade e chuva. Entre quinta e sexta, com chuva, por exemplo, as máximas da tarde devem ser baixas para esta época do ano.
À medida que o ar frio se reforça na segunda metade da semana, o período de temperatura mais amena e abaixo desta época do ano vai se prolongar até o começo de outubro. A eleição do próximo domingo, por exemplo, deve ter temperatura muito agradável com máxima em Porto Alegre, com base dos dados de hoje, de apenas 21ºC a 23ºC.