Mais do que elementos decorativos, as plantas têm o poder de transformar completamente a energia de uma casa. Segundo os princípios milenares do feng shui, cada espécie possui características específicas que podem influenciar diferentes aspectos da vida, desde prosperidade financeira até harmonia familiar. Mas para obter os melhores resultados, é fundamental saber qual planta escolher para cada ambiente.
Segundo os princípios do Feng Shui, as flores e plantas são fontes de energia benéfica. Elas transmitem boas vibrações e podem curar a sua energia pessoal. A paisagista Renata Guastelli explica que todas as plantas fazem bem ao meio ambiente, mas algumas delas são conhecidas por potencializar sensações de proteção, cuidado, sorte e prosperidade.
Sala de estar: o
coração energético
da casa
A sala é o ambiente onde a família se reúne e recebe visitas, sendo considerada o centro das energias sociais da casa. Para este espaço, plantas como a espada-de-são-jorge, jiboia e lírio-da-paz são ótimas opções para esse ambiente, pois são fáceis de cuidar e ajudam a purificar o ar, promovendo um ambiente mais saudável e harmonioso.
Espada-de-são-jorge: É conhecida por proteger a casa das más vibrações. A porta de entrada é um ótimo local para um vaso com uma espada-de-são-jorge. Esta planta atua como uma barreira natural contra energias negativas.
Bambu-da-sorte: É uma das plantas que não pode faltar no seu paisagismo Feng Shui: a espécie é conhecida por representar segurança, flexibilidade e prosperidade. Segundo a tradição, seus efeitos são potencializados quando a planta é recebida como presente.
Antúrios: Com suas folhas de coração e tonalidades rosa são perfeitas para ativar a área dos Relacionamentos. Os antúrios vermelhos podem ser usados para ativar a área do Sucesso.
Quarto: o santuário
do descanso
O quarto exige cuidados especiais na escolha das plantas, pois deve promover tranquilidade e bom sono. Plantas como o lírio da paz, bambu da sorte e lavanda, e flores como jasmim e violeta são ótimas opções. Já as plantas pontiagudas, por exemplo, ficam melhor em outros ambientes.
Lírio-da-paz: É uma das principais plantas para o quarto de acordo com o Feng Shui. Além de ser uma das plantas com maior capacidade de purificar o ar e ajudar a filtrar outros componentes prejudiciais à saúde, como o benzeno ou o tricloroetileno.
Lavanda: Promove relaxamento e melhora a qualidade do sono através de seu aroma suave e propriedades calmantes.
Jasmim: Conhecida como a planta perfeita para os casais, a jasmim tem o poder de beneficiar as relações no campo espiritual e fortalecer os relacionamentos.
Escritório: foco
e produtividade
O ambiente de trabalho precisa de plantas que estimulem concentração, criatividade e atraiam sucesso profissional. Plantas são consideradas portadoras de energia positiva, capazes de purificar o ar e atrair boa sorte.
Bambu-da-sorte: Conhecido por sua capacidade de atrair energias positivas e promover boa sorte e prosperidade. Colocar um bambu da sorte no escritório pode ajudar a manter um ambiente equilibrado e propício para o trabalho.
Alecrim: O aroma do óleo dessa planta ajuda a melhorar as funções cognitivas, como a memória. As propriedades do alecrim são devidas a um composto aromático chamado ácido rosmarínico, que estimula a produção de acetilcolina, um neurotransmissor essencial para a memória e capacidade de aprendizagem.
Cactos: Eliminam energias eletrostáticas e proporcionam força de vontade, sendo ideais para mesas de trabalho.
Suculentas: Com pequenas estruturas, essas plantas enriquecem o visual de qualquer ambiente. Uma excelente característica das suculentas é o pouco cuidado que ela precisa.
Banheiro:
neutralizando
energias negativas
O banheiro é considerado um ambiente que drena energia positiva, por isso precisa de plantas específicas para equilibrar e purificar o espaço. Segundo o Feng Shui, banheiros são locais que drenam a boa energia da casa. As plantas usadas ali precisam ser bastante resistentes.
Espada-de-são-jorge: É uma planta de origem muito poderosa, agindo como uma barreira das energias negativas, sendo ótimas para aumentar a vibração do ambiente, principalmente a do banheiro, como já vimos, por ser um ambiente de energia muito pesada da casa.
Jiboia: Gostam de umidade e precisam de pouca luz. Por isso se adaptam muito bem a ambientes internos como no banheiro. Segundo o Feng Shui, a jiboia é uma excelente escolha para limpar o ar.
Lírio-da-paz: Simboliza a purificação, e é capaz de limpar energeticamente qualquer ambiente da casa. Por representar a transformação de energias negativas em energias positivas, ajuda a melhorar o equilíbrio financeiro.
Bambu-da-sorte: Atrai sorte e energia positiva. Uma planta resistente, esse tipo de bambu simboliza união e favorece a prosperidade através do equilíbrio dos elementos.
Orquídeas: São espécies queridinhas pelos brasileiros por serem belas e únicas. Em vasos, elas são ótimas para serem colocadas em banheiros.
Cozinha: abundância
e fartura
A cozinha está associada à prosperidade e nutrição da família, sendo importante escolher plantas que reforcem essas energias. A cozinha é a parte da casa associada à abundância. Por ser um ambiente de fartura e riqueza, a planta dinheiro-em-pencas é uma excelente opção para aplicar o Feng Shui.
Dinheiro-em-penca: O dinheiro em penca é uma excelente planta para se ter neste ambiente, além de aguentar a umidade e a temperatura mais elevada.
Ervas aromáticas: Uma boa opção nesse local é plantar ervas que serão aproveitadas no preparo da comida, como alecrim, manjericão e pimenta. Além dos benefícios culinários, essas plantas trazem energia de abundância e proteção.
Manjericão: Esta planta é capaz de afastar as vibrações negativas e de manter a paz no ambiente onde está presente.
Dicas importantes
para o cultivo
Para que as plantas mantenham suas propriedades energéticas, alguns cuidados são essenciais:
Manutenção adequada: É fundamental que as folhas nunca fiquem murchas e secas, e nada de plantas artificiais. O importante é que tenha vida no vaso, assim a movimentação de energia será muito maior e positiva.
Posicionamento estratégico: Para o Feng Shui, a casa é dividida em várias áreas energéticas, todas englobando os sentimentos das pessoas que vivem no ambiente. Então, podemos saber que planta colocar, avaliando também as partes da casa e os moradores.
Plantas tóxicas: Tenha cuidado especial com plantas como a comigo-ninguém-pode e jiboia se você tem pets, pois podem ser tóxicas para animais.
O poder
transformador
das plantas
A inclusão estratégica de plantas em cada cômodo da casa vai muito além da decoração. Como observa a espiritualista Juliana Viveiros, as plantas positivas e as flores possuem um alto poder de transformar as energias e influenciar a busca por harmonia e bem-estar.
Diante das inúmeras técnicas e dos símbolos do Feng Shui, as flores e as plantas representam uma parte que pode ajudar em todos os setores de sua vida: amor, trabalho, saúde e dinheiro.
Ao escolher as plantas certas para cada ambiente, você não apenas cria uma casa mais bonita e acolhedora, mas também estabelece um fluxo energético positivo que pode influenciar todos os aspectos da vida familiar.
A natureza, afinal, é uma excelente manifestação ilimitada de riqueza e abundância, de modo que replicar a energia exuberante dela em sua casa ajudará você a atrair a mesma qualidade de energia para dentro do seu lar e da sua vida.




