Solenidade no Campus da Região dos Vinhedos comemora 30 anos de regionalização

2015-04-10_190211

Evento em Bento Gonçalves que acontece nesta quarta-feira, dia 16 de agosto, a partir das 18h30min, integra circuito comemorativo aos 30 anos de regionalização, quando a Universidade expandiu a atuação para além do Campus-Sede

 

A Universidade de Caxias do Sul dá continuidade ao circuito que celebra os 30 anos de regionalização. O evento desta semana ocorre no Campus da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na quarta-feira, dia 16 de agosto, a partir das 18h30min. Nesta mesma data, em 1993, era instalada a unidade universitária no município.

A solenidade enaltece as três décadas de consolidação da presença regional, quando a Universidade expandiu a atuação para além do Campus-Sede, em Caxias do Sul. O marco dessa trajetória ocorreu em 1º de agosto de 1993, com a formalização do Projeto de Regionalização, aprovado em 19 de fevereiro daquele ano. A partir da data, a UCS desencadeou a abertura de unidades nas cidades de Canela, Nova Prata, Guaporé, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria e São Sebastião do Caí, cada uma posteriormente elevada a campus, entre outras operações, como a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, e a UCS Torres. O modelo de relacionamento diferenciado que a UCS mantém com a comunidade resulta em ganho acadêmico e no desenvolvimento econômico e social.

O evento terá a apresentação da revistaUCS temática ao aniversário da regionalização e a entrega da medalha Mérito Comunitário Prefeito Hermes João Webber, um dos fundadores da UCS, que presta homenagem a pessoas e entidades destaques pela promoção de ações sociais.

 

Bento Gonçalves

Na primeira iniciativa de expansão da UCS, as atividades no município se iniciaram ainda em 1968, com a extensão do curso de Ciências Econômicas, o primeiro movimento de regionalização da Universidade. No dia 1º de dezembro de 1969, a portaria 96  autorizava o funcionamento do Campus Universitário de Bento Gonçalves, e no ano seguinte foram ali abertas duas novas extensões de cursos existentes em Caxias do Sul: Letras (Licenciatura Plena e Literatura em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa) e Ciências – Licenciatura Curta. 

Com a reforma educacional do Regime Militar, o Ministério da Educação impôs que cursos de graduação só poderiam funcionar na mesma cidade-sede de suas instituições mantenedoras. A UCS precisou transferir a administração dos cursos em Bento Gonçalves para uma entidade local – o que levou à criação, em 1972, da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI).

Em novo contexto, em 1992 era assinado convênio que firmou o repasse, por comodato, dos cursos e do patrimônio da FERVI à UCS. No ano seguinte, em 19 de fevereiro, a aprovação do Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul abrangia a criação do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, com a incorporação de cursos e patrimônio da FERVI. O dia 1º de agosto demarcou a formalização do Projeto de Regionalização da UCS, com a integração oficial da FERVI e nomeação dos diretores dos campi e núcleos, e a solenidade de instalação da unidade em Bento Gonçalves ocorreu no dia 16 de agosto. 

 

Próximas agendas

Os demais momentos de celebração com as comunidades já estão programados:

  • Campus do Vale do Caí: 22 de agosto, às 19h

  • Campus de Guaporé: 25 de agosto, às 18h30min

  • Campus da Região das Hortênsias, em Canela: 29 de agosto, às 19h30min