Site do Prouni apresenta instabilidade no dia da divulgação da 1ª chamada do segundo semestre

2015-04-10_190211

O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior apresenta instabilidade na amanhã desta quarta-feira (31), dia da divulgação do resultado da 1ª chamada do Prouni (Programa Universidade Para Todos), do segundo semestre de 2024. Segundo relatos nas redes sociais, a página estaria fora do ar desde meia-noite. Nesta etapa, serão ofertadas 243.850 bolsas em diversos cursos. O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas. A lista da segunda chamada será divulgada em 20 de agosto. A reportagem entrou em contato com o MEC (Ministério da Educação) e aguarda resposta. O espaço segue aberto.

No primeiro semestre, por conta de instabilidades no site, os resultados da segunda chamada foram divulgados dias depois do previsto. Com quatro dias de atraso, a lista com os alunos pré-selecionados só foi revelada em 2 de março.

O candidato pré-selecionado deve entregar a documentação na instituição de ensino superior para comprovação dos dados informados. A apresentação pode ser feita presencialmente na instituição ou por meio eletrônico.

Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nas edições de 2022 ou 2023. Também é preciso ter obtido nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.

Além disso, devem ser cumpridos critérios socioeconômicos, incluindo renda familiar que não passe de um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais.

Calendário

Confira as principais datas:

  • Resultados da 1ª chamada: 31 de julho;
  • Resultados da 2ª chamada: 20 de agosto;
  • Lista de espera: Interessados devem manifestar interesse por meio da página do Prouni, nos dias 9 e 10 de setembro.

Prouni

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em faculdades privadas.

O programa ocorre em duas etapas anuais e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Como critérios para seleção dos candidatos, o Prouni considera a renda familiar bruta mensal, por pessoa; se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação