Sistema que promete emitir alerta de desastres naturais é lançado no Brasil

2015-04-10_190211

Foi lançado no último sábado (10) um sistema que promete avisar com antecedência os moradores sobre a possibilidade de desastres climáticos como temporais e alagamentos. O alerta vai ser enviado pelo celular. Por enquanto o teste vai ser feito em 11 cidades.

Para evitar o pior em uma tragédia, o Brasil está lançando um sistema de alerta que tem o objetivo de avisar as pessoas sobre uma situação de perigo, provocada por algum fenômeno natural. O sinal vai ser recebido no celular dos moradores da região.

O primeiro disparo do alerta foi feito ontem, da sala de controle do centro nacional de gerenciamento de riscos e desastres em Brasília. Foi enviado um aviso sobre o novo sistema. O alerta será feito logo e a defesa civil do estado ou município receba os dados da central em Brasília, que concentra todas as informações. A tecnologia foi desenvolvida pela Anatel em parceria com quatro operadoras de telefonia celular.

Em uma fase inicial, só 11 municípios estarão integrados ao sistema. Eles foram escolhidos pelo histórico de alertas e o tipo de risco de cada região. São cidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Esses alertas serão usados em situações de risco muito crítico. Depois de um período de teste de 30 dias, a ideia é expandir e nacionalizar o sistema.

O alerta é considerado importante para reduzir o número de mortes em um desastre natural, mas não é o suficiente. Para receber o alerta, é preciso ter um aparelho celular e a área contar com sinal 5 ou 4G.