Síndrome de Down: novo tratamento melhora desempenho cognitivo

2015-04-10_190211
The teacher shows the student with down syndrome how to do creativity. Girl with down syndrome smiles at teacher

Reposição de hormônio específico se mostrou eficaz para reduzir degeneração cerebral e aumentar conectividade entre neurônios

Pesquisadores da Universidade de Lille, na França, e do Hospital da Universidade de Lausanne, na Suíça, desenvolveram um novo tratamento que promete revolucionar a qualidade de vida de pessoas com Síndrome de Down. A terapia consiste na reposição do hormônio liberador de gonadotrofina, com o objetivo de evitar a degeneração cerebral e estimular conexões entre neurônios. A pesquisa foi publicada nesta sexta-feira (2/9) na revista Science.

O grupo descobriu que as alterações cognitivas desencadeadas pela Síndrome de Down estão relacionadas a problemas anteriores relacionados à produção de GnRH – hormônio liberador de gonadotrofina.

“A manutenção do sistema GnRH parece desempenhar um papel essencial na maturação cerebral e nas funções cognitivas. Na Síndrome de Down, a terapia com esse hormônio parece promissora, especialmente porque é um tratamento sem efeitos colaterais significativos”, afirmou Vincent Prévot, diretor de pesquisa do laboratório da Universidade de Lille e um dos autores do estudo, em comunicado.

Após a relação entre o hormônio e as alterações cerebrais ter sido identificada, os cientistas aplicaram injeções de GnRH em 644 camundongos que estavam preparados para servirem como modelos científicos da síndrome. Depois de 15 dias, a equipe verificou que a reposição havia melhorado os sintomas neurodegenerativos nos animais. Em seguida, os cientistas realizaram testes semelhantes em um grupo de sete homens com idades entre 20 e 50 anos com a mutação cromossômica.

Os participantes tiveram um dispositivo colocado no braço que liberava uma dose do hormônio GnRH a cada duas horas, ao longo de seis meses. Os resultados identificaram a melhora cognitiva em seis dos sete voluntários. Eles apresentaram maior capacidade de compreender instruções, prestar atenção e memorizar informações.

As mudanças também foram comprovadas por exames de imagem realizados antes e depois do uso do hormônio. O único aspecto que não apresentou melhora foi a capacidade olfativa dos indivíduos.

Próximos passos

Ao mesmo tempo que os resultados são promissores, os estudiosos lembram que a alta dosagem de hormônios como o GnRH pode aumentar o risco de câncer, e pessoas com Síndrome de Down já apresentam maior chance de desenvolverem leucemia.

Os cientistas pretendem realizar um novo estudo, com mais participantes, para avaliar o tratamento com mais pessoas com Síndrome de Down e também querem testar o hormônio em pessoas com Alzheimer.