Nova gestão do Sindiserp assume após reeleição com ampla votação e promete união da categoria para enfrentar desafios do serviço público.
Leia mais Aurora é reconhecida com maior vinícola brasileira na 11ª edição do Seminário ADEGA Ideal
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserp) realizou na noite de ontem a cerimônia de posse de sua nova diretoria. O evento reuniu integrantes da categoria e marcou o início de mais um mandato voltado ao fortalecimento da representação sindical e à defesa dos servidores públicos municipais.
A gestão é liderada pela professora aposentada Neilene Lunelli, que assume a presidência da entidade, tendo como vice-presidente o motorista de ambulância Luiz Ferreira.
A chapa foi reeleita no final de 2025 com mais de 96% dos votos, resultado que demonstrou amplo apoio da categoria à continuidade do trabalho desenvolvido pela direção sindical.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS PELO CANAL DO WHATSAPP
A composição da nova diretoria reúne representantes de diversos setores da administração municipal. O grupo integra servidores ativos e aposentados, buscando ampliar a representatividade dentro do sindicato.
Durante a cerimônia também estiveram presentes integrantes da comissão eleitoral responsável por acompanhar todo o processo democrático da entidade, além da assessoria jurídica do sindicato.
Em seu discurso de posse, a presidenta Neilene Lunelli destacou que a união entre os membros da diretoria será essencial para enfrentar desafios e ampliar conquistas da categoria.
Segundo ela, o sindicato exerce papel fundamental na defesa dos trabalhadores do serviço público.
“A unidade da diretoria é a nossa principal ferramenta para resistir à retirada de direitos e avançar em novas conquistas. O sindicato é o pilar que garante as vitórias já alcançadas e mantém a luta por novos direitos”, afirmou.
O vice-presidente Luiz Ferreira também ressaltou a necessidade de vigilância diante do cenário atual. De acordo com ele, os servidores enfrentam momentos de dificuldade e precisam manter a mobilização ativa para preservar direitos.
“Vivemos tempos em que a desvalorização dos servidores parece se repetir em diversas administrações. Por isso, é preciso seguir sempre lutando”, declarou.
Com representantes que atuam em diferentes áreas da administração municipal, a nova diretoria inicia o mandato com a proposta de manter a categoria mobilizada e garantir que as demandas dos servidores de cada setor sejam ouvidas dentro das pautas sindicais.
Antes da Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, não era permitida a existência de sindicatos de servidores públicos no Brasil. A mudança ocorreu com o artigo 37, inciso VI, que estabeleceu que o direito à livre associação sindical é garantido ao servidor público civil.
A partir desse marco histórico da redemocratização, entidades como o Sindiserp puderam se estruturar legalmente para representar os servidores públicos municipais, sendo uma das organizações pioneiras no Rio Grande do Sul.





