Novidade será detalhada após o lançamento do novo aplicativo nacional de habilitação e virá em edição extra do Diário Oficial da União
O governo federal vai anunciar nesta terça-feira, dia 9, a implementação da renovação automática da CNH para motoristas que não registraram multas no ano anterior. A mudança será detalhada em edição extra do Diário Oficial da União ao longo da semana, após o lançamento do aplicativo CNH do Brasil, que substituirá o atual CNH Digital.
Leia também Ciclone terá rota pelo RS e cidades com maior risco de vento intenso
Como funcionará a renovação automática
Pela nova regra, os chamados “bons condutores” ficarão dispensados dos procedimentos tradicionais exigidos para renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Hoje, mesmo sem infrações, o motorista precisa realizar exame médico periódico, geralmente a cada cinco anos, dentro de até 30 dias após o vencimento do documento.
Acompanhe as noticías pelo nosso Canal do Whatsapp
Novo aplicativo unificará serviços
O aplicativo CNH do Brasil reunirá serviços e conteúdos obrigatórios, como o curso preparatório para a prova teórica de primeira habilitação. O material será gratuito e emitirá certificado válido nacionalmente. A ida ao Detran permanece necessária para coleta de biometria e foto.
Processo para novos motoristas
Após aprovação na prova teórica, o candidato poderá escolher entre autoescola ou instrutor autônomo para as aulas práticas. Com o exame aprovado, a CNH digital será liberada ao motorista.
Padronização das provas em todo o país
O governo também deve unificar os exames teóricos e práticos. Atualmente, cada Detran elabora sua própria avaliação. Com a mudança, o Brasil passará a adotar um único modelo, válido nacionalmente. Exames médico e psicotécnico seguirão obrigatórios, porém sem vínculo exclusivo com os departamentos estaduais de trânsito.





