Serasa lança nova estratégia para diminuir inadimplência

2015-04-10_190211

Em testes, “Calibrador de Inadimplência” diminuiu a divida em 7,2%.

Por conta da crise causada pela pandemia de Covid-19, o número de inadimplentes no Brasil saltou de 61,4 milhões para 64 milhões e, foi pensando nisso que a Serasa Experian lançou, na última semana, o “Calibrador de Inadimplência”, estratégia que auxilia empresas a conceder crédito de forma mais assertiva e evitar a falta de pagamento, além de proteger os consumidores.

No projeto piloto, realizado durante a pandemia com um grande varejista do país, o Calibrador contribuiu para a diminuição da inadimplência em 7,2%. A solução utiliza como base a inteligência de dados e scores customizados para conter o alto número de inadimplentes.

“O aumento da concessão de empréstimos sem garantias e a inflação de dois dígitos registrada no país intensificaram a tendência de alta nos números de inadimplência em 2021. Para garantir a imunidade contra esse problema e proteger empresas e consumidores, o Calibrador funciona como uma vacina e foi desenvolvido por meio de inteligência dos dados combinada a pesos diferentes nas variáveis que compõem os modelos de score”.

“Com isso, temos uma solução para momentos de estresse causados pela grande instabilidade macroeconômica, apoiando as empresas, protegendo os consumidores e freando o que poderia se tornar um ciclo vicioso e prejudicial para ambos. A solução Calibrador consegue ser positiva para os dois lados”, explica o diretor de Soluções de Crédito da Serasa Experian, Alex Franco.

Depois de três meses realizando ajustes com o Calibrador e o score customizado, a empresa teve resultados positivos em questão de operações de crédito, mantendo a taxa de aprovação e diminuindo a inadimplência em 7,2%.

“O crédito é uma ferramenta fundamental para a retomada econômica, além de empoderar os consumidores e as empresas. Por isso, para manter o mercado com crescimento saudável, ou seja, as relações entre credor e devedor, é preciso utilizar a inteligência de dados e as melhores capacidades analíticas do início ao fim: desde a concessão até a recuperação da inadimplência. É exatamente essa expertise que a Serasa Experian propõe, gerando um impacto positivo para empresas e consumidores.”, finaliza Alex Franco.