Sequência de duas massas de ar frio nos próximos 10 dias

2015-04-10_190211

Siste Metsul alerta que a segunda incursão de ar frio na metade do mês tende a ser mais forte e pode trazer as mínimas do ano

Duas novas massas de ar frio vão alcançar o Sul do Brasil em sequência nos próximos dez dias, mantendo a temperatura baixa ou amena que se registrou durante a primeira semana deste mês e encaminhando maio para terminar com temperatura abaixo da média histórica em diversas cidades do Sul do Brasil. Com isso, o clima de outono está definitivamente instalado na região com temperatura dentro do padrão que se pode esperar para esta época do ano na região.

Na primeira semana de maio, as mínimas ficaram perto da média do Centro para o Sul gaúcho e acima da média na maior parte das áreas entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná. As máximas, por sua vez, estiveram abaixo da média na maior parte do Sul do Brasil.

O reforço de ar frio ingressa no Sul e no Oeste gaúcho já nesta segunda-feira e deve cobrir o território gaúcho na quarta, o que fará com que a madrugada da quinta seja mais fria em um maior número de cidades.

O Sul do Brasil experimenta ainda as consequências da massa de ar frio que ingressou na região após o ciclone da última semana.

O domingo começou com temperatura baixa nos três estados do Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil.

No Rio Grande do Sul, estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram mínimas de 4,2ºC em Cambará do Sul, 4,4ºC em Vacaria, 5,0ºC em São José dos Ausentes, 6,4ºC em Santana do Livramento, 7,7ºC em Jaguarão e 7,9ºC em Quaraí, dentre outras marcas de um dígito. Já estações particulares anotaram até 2ºC na Serra do Sudeste e nos Campos de Cima da Serra. Porto Alegre teve 11,2ºC.