Semana será marcada por mudança no tempo

2015-04-10_190211

Previsão aponta para elevado volume de chuva no RS

Institutos de meteorologia, como a MetSul, vem alertando para o maior episódio de chuva em meses no Sul do Brasil com elevados volumes de precipitação que devem ocorrer, nesta semana, em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Vai chover nesta semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, colocando fim à sequência de dias muito quentes para o inverno no Noroeste e no Norte gaúcho e nos estados catarinense e paranaense.
Os volumes de chuva podem superar a marca dos 100 mm em pontos, principalmente, do Rio Grande do Sul e do Paraná. No estado gaúcho, os maiores registros de precipitação nesta semana devem ocorrer no Sul e no Leste, entretanto haverá municípios da Metade Norte gaúcha que pode ter acumulados de precipitação próximos ou acima de 100 mm nesta semana.
Considerando a abrangência e os volumes previstos, e levando em conta que está sendo um inverno, predominantemente, seco na maior parte do Sul do Brasil, a tendência é que este venha a ser o episódio de chuva mais significativo em meses aqui na Região Sul.
Chuva dia a dia
O começo desta semana, porém, ainda será marcado pelo predomínio do tempo seco com calor e fumaça na maior parte do Sul do Brasil. A segunda deve ter chuva mais concentrada no Sul e parte do Oeste do Rio Grande do Sul, enquanto do Centro para o Norte do Estado o sol aparece com nuvens. Pontos do Leste gaúcho que estão próximos da costa podem ter alguma instabilidade nesta segunda.
Já na terça-feira, a tendência é que a chuva comece a avançar para o Norte. Já chove na maioria das regiões gaúchas, mas as precipitações devem ser bastante irregulares e devem vir na forma de pancadas, que podem ter raios e granizo, intercaladas com sol.
Na quarta-feira, por sua vez, a instabilidade tende a ficar mais generalizada no Rio Grande do Sul e os volumes de chuva devem ser mais altos em um maior número de municípios com as pancadas fortes atingindo pontos numa faixa do Oeste ao Leste do território gaúcho.
Entre quinta e sexta, a chuva atua mais na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná. As precipitações mais abundantes no estado catarinense ocorrer no final da semana com a atuação de uma frente fria que será impulsionada por uma massa de ar frio que vai ingressar no Sul do Brasil com acentuado declínio da temperatura.
A MetSul destaca que a instabilidade avançará sobre uma massa de ar muito quente o que vai trazer condições favoráveis ao registro de temporais com queda de raios e granizo isolado.