Semana que precede nova onda frio deve ter temperaturas altas no RS

2015-04-10_190211

Na quarta-feira, instabilidade ganha força e há possibilidade de pancadas de chuva pelo Estado

Depois de um fim de semana marcado por temperatura amena e nebulosidade em boa parte do Estado, a semana deve iniciar com tempo mais firme. A previsão é de que a temperatura se eleve com o passar dos dias, ultrapassando os 30°C em algumas regiões a partir da terça-feira (17). Na quinta-feira (19), uma frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul, provocando chuva forte, rajadas de vento e a queda dos termômetros.
O sol deve predominar a partir desta segunda-feira (16) na maior parte do território gaúcho. O céu fica nublado apenas entre a Serra Gaúcha e a Região Metropolitana, mas não há previsão de chuva. Nas demais áreas o tempo firme prevalece, e as temperaturas ficam mais elevadas durante a tarde. O frio continua, no entanto, nas regiões sul e leste do Estado.
Na terça-feira (17) o tempo fica firme em todas as regiões do Estado. Durante o meio da tarde e o início da noite, pequenas áreas de instabilidade favorecem o aumento de nuvens na metade sul do Estado, mas ainda assim não há expectativa de chuva. Temperaturas mais elevadas são esperadas para a Fronteira Oeste: no município de Santa Rosa, a mínima prevista é de 16°C e a máxima de 31°C.
Já na quarta-feira (18) a instabilidade ganha força e há possibilidade de pancadas de chuva isoladas em todo o Estado. A previsão é de temperaturas ainda mais altas do que no dia anterior. A partir de quinta-feira (19), uma frente fria deve se formar entre a Argentina e o Uruguai e avançar pelo RS, provocando chuva forte, com potencial para temporais isolados, raios e rajadas de vento.
Com a entrada de uma massa de ar polar, as temperaturas devem cair a partir da próxima sexta-feira (20) e seguir baixas até o fim de semana.