Os pais são os primeiros professores das crianças. Eles crescem e veem nos pais um exemplo a ser seguidos. O que você mostra para seus filhos será lembrado e praticado por eles mais cedo ou mais tarde.
É muito difícil educar uma criança com boa moral e caráter, especialmente se você diz uma coisa e se comporta de outra maneira
Como simplesmente vê-lo ajudando seu amigo a se levantar depois de cair, ou quando ela empresta seu brinquedo e para outra criança para que ela pare de chorar, ou quando seu filho ajuda uma avó a atravessar as ruas, é muito reconfortante pensar que você fez um bom trabalho educando ele assim.
O que você mostra para seus filhos será lembrado e praticado por eles mais cedo ou mais tarde.
1. Portanto, é importante ter cuidado extra com as coisas que você mostra e não mostra aos seus filhos. Você percebe que você não deveria estar xingando na frente deles, certo? Porque eles certamente irão te imitar e começar a xingar também.
2. Você também não deveria estar fumando na frente deles, pois isso desencadeará suas mentes curiosas. Pense sempre nisso, eles são crianças, e as crianças apenas absorvem tudo sem filtrar o certo do errado.
O que seu filho não deve ver você fazendo
Coisas que você pode ter percebido como pequenos detalhes, mas que podem ter um grande impacto em sua atitude e personalidade.
Número 1
Primeiro na lista do que não mostrar às crianças é comentar ou insultar outras pessoas.
Geralmente, não é bom falar pelas costas de outras pessoas, e é especialmente ruim quando você faz isso na frente de seus filhos.
Não importa qual seja a situação, a pessoa de quem você está falando está presente ou não, você não deve dar comentários ruins a essa pessoa na frente de seus filhos. Porque eles certamente se lembrarão disso e se lembrarão dessa pessoa como base de seus comentários.
Mesmo que seja apenas uma provocação ou um gole de sarcasmo, não comece. Porque as crianças têm a sua própria maneira de lembrar as coisas.
Número 2
Você também deve evitar desvalorizar seu parceiro na frente das crianças. Em primeiro lugar, não é certo prejudicar a sua outra metade. Como marido e mulher, você é igual. Você pode ter papéis diferentes na família, mas um importa tanto quanto o outro.
Se você realmente tem algo a dizer ao seu parceiro, pelo menos faça isso em particular quando são apenas vocês dois.
Não deixe que os pequeninos o ouçam falando assim e menosprezando seu parceiro, pois isso pode criar alguma lacuna entre ele e a criança.
A criança se lembrará de seu Pai / Mãe como você a define e isso pode afetar o relacionamento deles um com o outro. Então, se você tiver problemas com a sua outra metade, fale sobre isso pacificamente e ainda com respeito um pelo outro.
Número 3
Não perca a paciência perto dos seus Filhos. Como eles são crianças e estão curiosos sobre muitas coisas, eles fazem muitas perguntas e não param até que estejam satisfeitos.
Haverá também momentos em que as crianças vão bagunçar a sala por brincar demais.
Estes são os momentos que testam você como pai / mãe. Não importa quantas perguntas eles façam ou quão bagunçadas elas fiquem, é importante não se deixar levar por elas e perder a paciência.
Não fique zangado com eles só porque algumas outras coisas o irritam.
Número 4
Em conexão com o’que já falei acima, você também não deve ignorar as crianças.
Como eu disse, as crianças tendem a ter muitas perguntas e pode ser muito cansativo responder a todas essas coisas. Mas, novamente, paciência é a chave.
Dê-lhes respostas e não as ignore, ou eles procurarão respostas de outras pessoas que podem não ser muito confiáveis. Além disso, quando eles querem falar com você sobre algo, arranje tempo para ouvi-los e ter uma pequena conversão.
As crianças têm um monte de histórias para contar de suas roupas favoritas, ou outro garoto que não o deixa brincar no parquinho.
Estas são as coisas que os fazem se expressar, e quem melhor os escutaria do que seus pais? Converse com seus filhos e ouça todos os detalhes da história deles.
Número 5
Com os aplicativos mais avançados hoje, não há nenhum erro em permitir que as crianças usem telefones, tablets ou televisões para assistir a vídeos que se ajustam à sua idade. No entanto, as limitações devem ser definidas e elas não devem poder usar a tecnologia o tempo todo.
Certifique-se de que eles não se confinem dentro das paredes do seu quarto só porque eles têm essas tecnologias avançadas.
Faça-os brincar e correr do lado de fora, socializar e se divertir com outras crianças. Você, como pai, deve ser um bom exemplo para eles seguirem, e não deve ser visto gastando muito tempo em eletrônicos.
Quando você confisca os eletrônicos que eles estão usando, com certeza você não gostaria de ouvir qualquer reação de “por que a mamãe está sempre ao telefone?” Ou “se o pai fizer isso, então eu também”, certo?
Número 6
E por último, não conte mentiras. Mentiras brancas são as que fizemos quando mentimos sobre algo para diminuir os efeitos ruins de alguma coisa.
É verdade que algumas intenções de mentiras brancas são boas, especialmente quando você só quer poupar alguém da verdade dolorosa. No entanto, protegê-los não significa necessariamente que você os está salvando.
Você está apenas atrasando o que pode ter sido terminado de uma vez, se você não tivesse contado uma mentira. Então apenas diga às crianças a verdade e apenas a verdade. Será uma boa virtude seguir quando crescerem.
O que seu fiho deve ver você fazendo
1 Ler. O exemplo é a maior arma contra o hábito da leitura. de nada adianta encher a estante de livros lindos e geniais se você não dá o exemplo da leitura no dia a dia.
2 Fazer serviços domésticos. Por mais que tenhamos possibilidade de termos ajuda paga nas tarefas da casa, nossos filhos têm que ter responsabilidades básicas como levar o loixo para fora, lavar ,nem que seja a própria louça e guardar, deixar o seu quarto em ordem , não espalhar peças de roupas pela casa toda, etc
4 Ter a responsabilidade de zelar pelos parentes idosos. Este é o melhor exemplo de como você será tratado no futuro pelo seu filho
5- Ter responsabilidade social. Descartar corretamente o lixo, respeitar as regras do semáforo, do banco, da gentileza do dia a dia como abrir portas, se oferecer para ajudar com volumes, ser gentil de verdade com todos os que nos servem, ser prestativo sem segundas intenções, etc
6-Elogiar pessoas e ressaltar as boas qualidades, sem desmerecer o feito.
7- Ser generoso ( não ser egoísta), com as pequenas e grandes coisas no dia a dia