Secretária de saúde desmente Fake News sobre falta de mamografia

2015-04-10_190211

Mensagem nas redes sociais viralizava informação sobre a não marcação de exames por parte do poder público municipal

A chegada do mês de outubro marcou o início da campanha de prevenção ao câncer de mama. Além de suscitar o debate sobre prevenção, causas e tratamento da doença, que atinge em ampla maioria as mulheres, a campanha incentiva a realização do exame de mamografia e é voltada para mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Mas, em Bento Gonçalves o assunto ganhou destaque nas redes sociais depois que alguns perfis e conversar por aplicativos espalharam informações sobre a falta de exames disponíveis na cidade. De imediato, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desmentiu as acusações e afirmou que os ‘posts’ não passaram de Fake News.

A mensagem viralizada nas redes sociais, em tom irônico, apontava a falta de compromisso do poder público em relação a campanha Outubro Rosa. “Não adianta iluminar prédios e pontos turísticos de (ROSA) se uma mulher não consegue marcar uma mamografia no (SUS)”, trazia a mensagem.

A SMS desmentiu a informação para a reportagem do Jornal Gazeta, ainda informou que estão à disposição para agendamento imediato exames de mamografia. De acordo com a pasta, no ano de 2020, foram 4.404 mamografias, sendo 1.981 na faixa etária dos 50 aos 69 anos.

A secretária de saúde de Bento Gonçalves, Tatiane Misturini Fiorio, afirmou que, somente no primeiro semestre desse ano, foram solicitadas 2.270 mamografias, destas 1.022 na faixa etária dos 50 aos 69 anos. “Não temos demanda reprimida para mamografia, hoje para todas as mamografias solicitadas, temos vagas para agendamento para essa semana ainda”, afirma.

Conforme protocolo municipal, todas as enfermeiras da rede pública de saúde podem solicitar os exames para as mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da saúde. “A usuária vai até uma Unidade de Saúde, o exame é solicitado e o agendamento é feito na hora. Inclusive no mês de outubro as unidades estão com diversas atividades com ações de prevenção e orientação”, explica a secretária.