Saiba como guardar e quanto tempo duram as sobras da ceia de Natal

2015-04-10_190211

Qual  a forma correta de guardar as sobras da ceia de Natal para aproveitá-las em outras refeições?

A ceia de Natal é sinônimo de fartura e, por isso, no dia seguinte, a geladeira costuma estar abarrotada de alimentos que não foram consumidos na véspera.

Muitas família já tem como tradição fazer o “enterro dos ossos” no dia 25 de dezembro, quando se reúnem para degustar as comidas que sobraram, como peru, pernil, leitão, farofa, maionese e salpicão.

Mas, como guardar as sobras de forma correta? Como fazer para os alimentos não estragarem? Nem provocarem intoxicação alimentar nas pessoas?

A forma correta de guardar as sobras da ceia depende do tipo de alimento e de quando a família pretende comê-las.

 Peru, pernil e leitão, por exemplo, devem ser consumidos logo após o preparo e podem ficar na temperatura apenas por duas horas após saírem do forno, caso contrário as bactérias proliferam .

Se for armazenar essas carnes por dois ou três dias após a ceia, use recipientes plásticos e conserve na geladeira a uma temperatura abaixo de quatro graus. Para períodos mais longos, de até três meses, o congelamento é necessário. Coloque as sobras dos pratos em sacos, retire o ar, lacre bem e etiquete para usar depois.

 Para reutilizar as carnes no dia seguinte, é interessante colocar um pouco de molho e aquecer até começar a sair vapor, garantindo a segurança alimentar

Castanhas

Nozes e castanhas podem ser guardadas em potes herméticos à temperatura ambiente por até um mês. Se a intenção é demorar a comê-las, a recomendação é congelá-las em sacos plásticos sem ar e bem vedados.

Frutas e sobremesas

Frutas que foram utilizadas na decoração e já estão partidas devem ser embaladas com papel filme e armazenadas na geladeira. O ideal é que sejam consumidas em até dois dias.

Em relação a bolos, tortas, e sobremesas, vale o mesmo. Coloque-os em um refratário de vidro e sirva em, no máximo, cinco dias.

Saladas

As saladas que contém maionese estragam muito rápido. Se sobrarem, o melhor é jogar fora.