Saiba como é feito o cálculo do IPVA do seu carro

2015-04-10_190211

Plataforma online permite projetar pagamento e condições do imposto

Calcular o IPVA 2022 pela Internet é um procedimento simples. Por meio de uma calculadora online, os motoristas podem obter uma estimativa do valor do IPVA e fazer uma projeção das condições de pagamento. Para realizar o cálculo, é preciso ter em mãos o valor venal do automóvel, o qual pode ser descoberto no site da tabela Fipe, entidade que revela o preço médio de veículos comercializados no Brasil.

É importante saber que valor do IPVA varia entre os estados brasileiros, pois cada localidade possui sua própria alíquota e oferece diferentes condições de pagamento, seja à vista ou parcelado. Confira, a seguir, como calcular o valor do IPVA 2022 pelo computador.

Passo 1. Acesse o site da tabela FIPE (veiculos.fipe.org.br) e clique em “Consulta de carros e utilitários pequenos”;

Passo 2. Informe a marca, o modelo e o ano de fabricação do veículo e prossiga no botão “Pesquisar”;

Passo 3. Nesta etapa, é possível visualizar o valor venal do automóvel de acordo com a tabela Fipe.

Como calcular o IPVA 2022 do carro

Passo 1. Acesse o simulador de IPVA do iDinheiro (idinheiro.com.br/calculadoras/simulador-de-ipva) e informe o valor do carro (o mesmo informado no site da tabela Fipe), o tipo do veículo de acordo com a documentação e o estado em que o automóvel está licenciado. Prossiga no botão “Calcular”;

Passo 2. Visualize o valor estimado do IPVA. Lembre-se que cada estado aplica sua própria alíquota e oferece diferentes formas de pagamento.