A safra da Uva 2017 está terminando com saldo positivo, afirma o enólogo do Grupo Valduga, Daniel Dalla Valle. Nesta quinta-feira, 23, termina oficialmente a safra e de acordo com o enólogo, a temporada termina sendo 30% superior que 2016. O grupo Valduga vai elaborar cerca de 3 milhões de quilos em vinhos finos. “O clima favoreceu para que esse ano tivéssemos uma safra muito boa, de muito trabalho, mas que no final mostrou excelentes resultados”, afirma.
Apesar da safra ter sido superior ao ano de 2016, Dalla Valle classifica como sendo uma temporada normal. “Em 2016 ficamos muito abaixo do esperado, realmente o clima não favoreceu, e este ano tivemos bons resultados, com uma excelente colheita, mas dentro do esperado para uma safra”, diz.
Já a pesquisadora Loiva Maria Ribeiro de Mello estima que a safra em toda a Denominação de Origem alcance os 30 milhões de quilos comercializados, ficando próximo do desempeno da safra de 2014. Segundo dados da pesuisadora responsável pelo Cadastro vitícola, a área de D.O tem1.840 ha de área plantada.
A produção de uvas no estado doRio Grande do Sul estava vindo nuim cescente desde 2013, quando alcançou a marca de 611 de uvas vinificadas, já em 2014 o desempenho foi um pouco menor, ficando em 606 milhões de quilos, mas a safra de 2016 foi a record, alcançando a marca de 703 milhões de quilos de uvas produzidas, para 2016 cair para 300 milhões devido as consequência do fenomeno El Niño
Notícia Anterior: Conheça sistemas agroflorestais: produção e sustentabilidade
Próxima Notícia: Os cães não gostam de quem não gosta de você