RS está com umidade menor do que o deserto de Atacama

2015-04-10_190211

A MetSul Meteorologia alerta para condições de calor no Rio Grande do Sul perigosas à saúde e de risco de morte em pessoas vulneráveis

A tarde de terça-feira os níveis de umidade do ar estavam tão baixos no Estado, que os metereologistas apontaram  números inferiores aos do Atacama

A MetSul Meteorologia alerta para condições de calor no Rio Grande do Sul perigosas à saúde e de risco de morte em pessoas vulneráveis. Marcas acima de 40ºC foram registradas nesta terça no Oeste do estado e o calor deve aumentar no território gaúcho com máximas que poderão ficar entre 41ºC e 43ºC.

De acordo com dados de estações oficiais, do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas no Oeste gaúcho na tarde de hoje atingiram 40,7ºC em Uruguaiana, 40,3ºC em Quaraí, 39,7ºC em São Borja, 39,3ºC em Alegrete e 38,5ºC em São Luiz Gonzaga. As máximas de São Borja e de Uruguaiana foram as mais altas até agora deste verão. O calor se fez sentir ainda em outras áreas do estado com registros de 38,1ºC em São Gabriel, 37,3ºC em Santa Maria, 36,8ºC em Livramento, 36,6ºC em Santiago, 36,2ºC em Rio Pardo e 36,1ºC em Teutônia. Já estações automáticas particulares no interior gaúcho registraram máximas de 40,0ºC em Porto Xavier, 38,9ºC em Maçambará, 38,6ºC em Rosário do Sul, 38,3ºC em Itaqui, e 38,1ºC em Santa Rosa e Rio Pardo.

Na Grande Porto Alegre, as máximas também foram elevadas. Estações oficiais indicaram 36,5ºC em Campo Bom, 35,0ºC em Porto Alegre (zona Leste) e 33,0ºC (zona Sul). Por sua vez, estações particulares na região metropolitana tiveram máximas de 36,9ºC em Parobé e 35,9ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande)

TEMPERATURA VAI AUMENTAR AINDA MAIS

Os prognósticos da MetSul apontam para uma intensificação do calor no Rio Grande do Sul entre esta quarta e a sexta-feira à medida que a massa de ar quente ganha força sobre o território gaúcho, elevando tanto as mínimas à noite como as máximas durante a tarde.

O Oeste e o Noroeste gaúcho seguirão com as máximas mais extremas nesta quarta-feira, com previsão de marcas de 40ºC a 41ºC, mas máximas perto ou ao redor de 40ºC poderão ser anotadas também em outras regiões como o Centro do estado e os vales que terão uma maior intensificação do calor na comparação com hoje.

SEXTA

Na sexta, o pico de intensidade do calor no Rio Grande do Sul com uma tarde extremamente quente no estado. Máximas perto ou de até 40ºC ocorrerão em grande número de municípios. Há previsão de possíveis marcas de até 40ºC na Fronteira Oeste, no Noroeste, no Centro gaúcho, nos vales e na Grande Porto Alegre. Mesmo cidades de maior altitude do Alto Jacuí e do Planalto Médio, na Metade Norte, devem ter máximas de 36ºC a 38ºC.

Na sexta-feira, o núcleo do ar mais quente vai atuar entre a Grande Porto Alegre, os vales, a Serra e o Litoral Norte com significativos desvios da temperatura máxima em relação às médias históricas de janeiro. As máximas à tarde devem ficar até 10ºC acima da climatologia normal desta época do ano.

FIM DE SEMANA

No fim de semana, o calor vai seguir intenso no Rio Grande do Sul e com um agravante. Umidade mais alta na atmosfera trará maior abafamento e os dias devem ser por demais desconfortáveis. Os índices de calor, assim, vão passar dos 40ºC facilmente em muitas cidades