RN Freitas comemora a liderança do ranking de cidade mais limpa entre as de 100 mil hab

2015-04-10_190211

Município ocupa ainda 13º lugar geral no Estado

Bento Gonçalves foi eleita a cidade com mais de cem mil habitantes mais limpa do Brasil, segundo o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu), elaborado pela PwC Brasil em parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo (Selur).
O índice avalia a aderência municipal à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foi realizado em cerca de três mil cidades. A pontuação tem uma escala de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, maior o cumprimento das metas e diretrizes da PNRS. O resultado de Bento foi de de 0,769.
No ranking geral, Jesuítas, no Paraná, conquistou o primeiro lugar com pontuação de 0,909. No Estado, a campeã foi Camaquã, com 0,898, que ficou em segundo no país. Presidente Lucena ocupa a vice-liderança gaúcha, com 0,875, seguida por Vale Real, 0,875 e Imigrante, 0,801.
Já nos municípios com mais de cem mil habitantes, além da liderança bento-gonçalvense, Erechim ficou em segundo, com 0,758 e em terceiro, São Caetano do Sul (SP), com 0,745. No Rio Grande do Sul, o terceiro lugar é de Bagé, 0,729 e o quarto, de Caxias do Sul, 0,727.
Para chegar aos resultados do ISLU, quatro aspectos são levados em consideração: Engajamento do Município (população atendida e população total); Sustentabilidade Financeira (arrecadação específica menos despesa do serviço sobre a despesa total do município); Recuperação dos Recursos Coletados (material reciclável recuperado sobre total coletado); e, por fim, Impacto Ambiental (quantidade destinada incorretamente sobre a população atendida).
Para Rui Nascimento Freitas, presidente da RN Freitas, que é responsável pela coleta de lixo do município, a colocação é gratificante.
“A população e quem recolhe o lixo contribui para cidade se manter limpa. Ter um serviço reconhecido não só pelo município, como também pelo país, é muito gratificante para a nossa empresa. Tem uma repercussão muito positiva”.
Ele acrescenta que parte desse reconhecimento é em virtude da limpeza dos caminhões, que são lavados todos os dias. “É um custo altíssimo que eu tenho, mas que ao final teve uma recompensa”, comemora.