Definição depende do Ministério da Saúde; reforço seria para o público com mais de 40 anos
Com o aumento recente de casos da Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde espera definições do Ministério da Saúde (MS) sobre a aplicação da quinta dose (3ª dose de reforço). A SES explica que no momento que o MS fizer liberação da quinta dose, também é realizada uma programação das doses que serão disponibilizadas e o público que será imunizado. Entretanto, tudo indica que a quinta dose será destinada para pessoas com mais de 40 anos e com comorbidades, como foi a recomendação do MS sobre o início da quarta dose.
Mesmo sem respaldo do MS sobre a aplicação da quinta dose, outros pontos do Brasil já iniciaram a aplicação do reforço, como é o caso dos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Recife e Belém, entre outros. Mesmo com uma liberação por parte das Secretarias Estaduais de Saúde, no RS a SES deixa claro que continuará seguindo os protocolos divulgados pelo Ministério da Saúde, com base nas análises epidemiológicas.Enquanto o RS não aplica a quinta dose, os municípios seguem vacinando com a quarta dose contra o coronavírus. Atualmente, a recomendação da SES é que recebam a quarta dose pessoas com 40 anos ou mais, 18 a 39 com comorbidade e profissionais da saúde. Portanto, se o município entender que a faixa etária já foi atingida, pode liberar a dose para o público em geral, como foi o caso de Novo Hamburgo e das cidades da região do Vale do Sinos.
Imunização baixa
Mesmo com o incentivo do Estado e municípios para que a população complete o esquema vacinal com as doses liberadas para a faixa etária, nem todos estão imunizados. Dados desta segunda-feira mostram que no RS, tomaram a primeira dose da vacina 9.808.698 pessoas, 9.071.073 fizeram a segunda dose, 5.735.770 a terceira e apenas 1.975.838 tomaram a quarta dose da vacina.
Os dados indicam, ainda, que 650.083 pessoas estão com a segunda dose em atraso. Já a terceira dose tem 3.024.371 atrasos e 2.192.065 estão atrasados com a quarta dose do imunizante. Sendo assim, apenas 54,6% da população entre 18 e 79 anos estão com o esquema completo, 81,5% com 80 anos ou mais e somente 50,41% das crianças de 5 a 11 anos completaram o esquema vacinal.
Conforme os mesmos dados da SES, em Bento Gonçalves, até dia 5 de dezembro de 2022, existem 5 novos casos de contaminação 39.451 pessoas foram infectadas durante toda a pandemia ehouveram 486 mortes diagnosticadas por covid