Jornada da Catequese mobiliza comunidades da região para um dia de renovação, celebração e união
Mais de 900 catequistas de sete Regiões de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul se reuniram no domingo, 31 de agosto, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata. O evento, chamado Jornada Diocesana da Catequese, teve como tema “Catequista: testemunha da fé” e incluiu momentos de formação, oração e celebração.
Formação e espiritualidade
A programação começou com um café da manhã de acolhida e, em seguida, uma fala do bispo diocesano Dom José Gislon. Ele destacou a importância do trabalho dos catequistas para a continuidade da fé na comunidade e a formação de novos discípulos. O evento também contou com a presença do catequista Marcelo Mito, membro da Comissão de Iniciação à Vida Cristã do Regional Sul 3 da CNBB, que conduziu uma palestra sobre documentos da catequese e a missão batismal de cada cristão.
Durante o encontro, os catequistas participaram de uma oração com a Leitura Orante da Palavra de Deus e de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido por padres da Diocese. O padre Mauri Francescatto, vigário episcopal do Vicariato de Nova Prata, agradeceu a presença de todos e a escolha da cidade como sede do evento.
Missa e avaliação positiva
Após a formação, os catequistas seguiram em peregrinação até a Igreja Matriz São João Batista, onde foi celebrada uma missa em ação de graças, presidida por Dom José Gislon.
A coordenadora da Iniciação à Vida Cristã da Diocese, Margareth Bedin Menegat, avaliou o encontro como “muito válido” e ressaltou o pedido dos participantes por mais jornadas como essa nos próximos anos.




