Reitor da UCS representa o Comung em reunião do Conselho Nacional de Educação

2015-04-10_190211

Gelson Leonardo Rech participou de debate sobre cases de sucesso e reivindicou a regulamentação da Lei das Comunitárias

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, representou o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) na Reunião Ordinária Pública do Conselho Nacional de Educação (CNE), realizada de 15 a 18 de abril no Auditório do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC). Ele foi um dos palestrantes da mesa que debateu o tema IES Comunitárias – Universidade Gratuita (cases de sucesso), na manhã desta terça-feira, ocasião na qual apresentou um panorama atual da abrangência e do impacto das universidades comunitárias gaúchas instaladas em 42 campi e destacou a vocação social das 14 instituições que formam o Comung.

Também participaram da mesa o presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi, o secretário de Educação de Santa Catarina e membro do CNE, Aristides Cimadon, a presidente da Associação Catarinense das Universidades Comunitárias (Acafe), Luciane Ceretta, e o presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Claudio Alcides Jacoski, entre outras autoridades acadêmicas.

“Além de ressaltar o importante papel do Comung, que há 28 anos defende e impulsiona as universidades comunitárias, tive a oportunidade de reivindicar, em nome do Consórcio, a regulamentação da Lei Federal das Comunitárias (Lei 12.881/2013) para que possamos, de fato, usufruir de seus benefícios, entre eles o acesso aos editais de órgãos governamentais de fomento direcionados às instituições públicas e a recursos orçamentários do poder público com com destinações específicas para as comunitárias, e a participação em atividades públicas com dispensa de licitações”, enumera Rech, que também ocupa a função de secretário do Comung.

Ainda, o reitor observou ao CNE a importância da elaboração de uma regulamentação mais criteriosa em relação aos modelos de Educação a Distância (EaD). “Nossas demandas tiveram ótima receptividade por parte do Conselho Nacional de Educação, foi muito importante a presença no evento”, finaliza Rech.