Redução brusca de temperatura no Estado neste início de semana

2015-04-10_190211

Massa de ar frio de origem polar começa a derrubar a temperatura no Rio Grande do Sul e o frio terá seu ápice na terça

Muito frio nestes últimos dias de maio, muita chuva ao longo desta semana com o ar frio bloqueado pela grande massa de ar seco.

Geada começa na terça

As madrugadas frias vão trazer formação de geada no Rio Grande do Sul.    O dia com geada em maior número de localidades será a terça-feira, quando se espera tempo mais aberto e perfil mais seco da atmosfera no território gaúcho, antes da volta da nebulosidade em muitos municípios na quarta-feira, quando as nuvens podem permitir geada em várias cidades no começo da madrugada, mas que se dissiparia com o ingresso das nuvens.

 Tardes frias

A massa de ar frio será responsável ainda por tardes de temperatura baixa. Na serra gaúcha as tardes de segunda a quinta devem ter 12ºC a 13ºC de máxima.

Ar frio afasta a chuva

A massa de ar seco e frio de origem polar toma conta do Rio Grande do Sul no decorrer desta segunda-feira e afasta a instabilidade que predominou com alta umidade por vários dias seguidos e que trouxe ainda temporais neste fim de semana. A nebulosidade diminui e o sol aparece em todas as regiões, apesar de que no começo do dia ainda haverá muitas nuvens e chance de precipitação em áreas do Norte e do Nordeste do Estado, onde o tempo melhora no decorrer do dia e o sol aparece em vários pontos já de manhã.

A segunda-feira começa gelada ao amanhecer no Oeste e no Sul gaúcho com geada em alguns pontos. Na Metade Sul, faz frio o dia todo com máximas baixas à tarde mesmo com sol. Na Metade Norte, a tarde é amena e as mínimas da segunda-feira ocorrem à noite, no fim do dia, quando faz muito frio.