Quer alcançar seus objetivos? Fique com raiva, diz novo estudo

2015-04-10_190211

 

Sentimento negativo pode servir de combustível diante de metas mais desafiantes

A raiva pode ser uma motivação a mais para concluir um objetivo. É o que aponta um novo estudo feito por pesquisadores da Texas A&M University, publicado no periódico científico Journal of Personality and Social Psychology. O estudo sugere que o sentimento negativo pode ajudar as pessoas alcançarem objetivos desafiadores em suas vidas.

“As pessoas muitas vezes acreditam que um estado de felicidade é ideal, e a maioria das pessoas considera a busca pela felicidade um objetivo importante na vida”, disse Heather Lench, a autora principal do estudo e professora do departamento de ciências psicológicas e do cérebro da Texas A&M University, em comunicado. “A visão de que a emoção positiva é ideal para a saúde mental e o bem-estar tem sido proeminente em relatos leigos e psicológicos da emoção, mas pesquisas anteriores sugerem que uma mistura de emoções, incluindo emoções negativas como a raiva , resulta nos melhores resultados”.

Lench explica que a teoria funcionalista da emoção sugere que todas as emoções, boas ou ruins, são reações a eventos no ambiente de uma pessoa e servem ao propósito de alertar essa pessoa sobre situações importantes que exigem ações. Assim, cada emoção pode exigir uma resposta diferente. Por exemplo, a tristeza pode indicar que uma pessoa precisa procurar ajuda ou apoio emocional, enquanto a raiva pode sugerir que ela precisa agir para superar um obstáculo.

O estudo

 

Em um experimento, os pesquisadores apresentaram aos voluntários imagens projetadas que provocavam respostas emocionais (como raiva, diversão, desejo ou tristeza) ou neutras específicas. Em seguida, os participantes foram instruídos a resolver uma série de quebra-cabeças de palavras. Em outro, o objetivo era obter pontuações altas em um videogame de esqui, com um jogo que envolvia um jogo desafiador (evitando bandeiras em uma pista de slalom) e um jogo mais fácil que envolvia apenas um salto.