O que o hábito do cachorro lamber a pata pode indicar?

2015-04-10_190211

Todo animalzinho de estimação adora passear com seu tutor. Seja em parques, em praças ou na praia, esse é um momento em que ele se distrai, fortalece suas patinhas e ainda gasta um pouquinho das suas unhas. Após esses passeios, você já notou o seu cachorro lambendo a pata? Se em alguma ocasião você já reparou essa atitude, algo de errado pode estar acontecendo.

Por que vejo meu
cachorro mordendo
a pata?
Se isso ocorrer com muita frequência, pode ser um sinal de que algo não está indo bem.
Na maioria dos casos, ele faz isso porque pode ter queimado a patinha devido à temperatura do chão — e, por isso, está sentindo um pouquinho de incômodo.
Outra causa da coceira em cachorro na região das patas pode ser devido a algum machucadinho. Ocasionalmente, alguma pedrinha ou caco de vidro pode ter causado alguma lesão
Às vezes, o pet possui esse hábito por alguma alteração emocional ou psicológica. Cãezinhos muito estressados ou ansiosos, por exemplo, podem desenvolver esse costume como forma de liberar as sensações de estresse a ansiedade.
Alguns cãezinhos podem ter a pele um pouco mais sensível a uma série de substâncias e desenvolvem um irritabilidade muito maior.
Além disso, outra causa muito comum são as pulgas, carrapatos e fungos nas patas dos cachorros. Eles sempre causam muito incômodo — e por vezes transmitem doenças — aos bichinhos e, por esse motivo, devemos dar uma atenção especial quando percebemos esse hábito.

Como cuidar da pata
de cachorro
Quando o pet passa passa a língua por muitas vezes em suas patinhas, ela ficam mais úmidas, podendo assim acumular mais fungos.
Escolher horários mais frescos (início do dia e finais de tarde) para passear com o seu pet é um dos primeiros passos de como cuidar da pata de cachorro. Antes da atividade, verifique a temperatura do chão e, se estiver muito quente, melhor deixar a caminhada para outra hora.
Se perceber que o seu cãozinho tem esse hábito por estresse ou ansiedade, o ideal é sempre planejar brincadeiras e atividades para que ele gaste toda a sua energia e se divirta ao seu lado — e caso esteja interferindo em sua saúde, levá-lo ao veterinário para uma consulta.Quando essa prática for devido à infestação de algum parasita, o mais recomendado é sempre procurar um veterinário.

Dicas para evitar a
coceira em cachorro
Utilizar calçados específicos para animais de estimação. Atualmente, existem meias especiais para o seu amiguinho. Com elas, ele estará muito mais protegido — mas lembre-se: só as utilize durante os passeios, pois o uso excessivo pode incomodar o animal;Mantê-lo sempre em um local limpo e higienizado,Utilizar os cosméticos específicos para animais de estimação, assim deixando-o sempre limpinho e cheiroso.
Se você notar seu cachorro lambendo a pata mesmo após essas dicas, o ideal é levá-lo ao veterinário. Dessa forma, estará sempre protegido e pronto para os melhores passeios ao seu lado.

Lembre-se: cuidar da saúde do seu animal de estimação é uma das melhores formas de demonstrar tudo o que mais precisa — carinho, e é claro, muito amor!