Quando o trabalho sério traz resultados

2015-04-10_190211

A Gazeta tem publicado neste último mês alguns índices de violência, comparando-os com o mesmo período de anos anteriores. Nesta edição abordamos os furtos de lojas ocorridos na cidade. Apesar de ter bastante destaque nos noticiários e a sensação de que estes casos são crescentes, os índices de violência têm diminuído consideravelmente na cidade. A queda de roubos de quase 70% de estabelecimentos comerciais é um reflexo da ação efetiva da Brigada Militar e da Polícia Civil.
Neste ano a Gazeta já repercutiu diversas vezes ações de combate à criminalidade orquestradas pela Brigada Militar e Polícia Civil. O desmantelamento de quadrilhas – ponto forte de ações conjuntas – pode ser apontado como um fator importante na diminuição dos índices de roubos. A Brigada Militar e a Polícia Civil, mesmo atuando com condições limitadas, com corte de verbas e muitas vezes com salários parcelados e pouco contingente humano nas ruas, têm agido de forma eficiente, e merecem, sim, o reconhecimento da população.
A sensação de medo e insegurança assola o país tão aviltado pela falta de recursos públicos desviados a políticos corruptos. Mesmo com a recessão destes casos, esses números não bastam para os lojistas que buscam cada dia mais alternativas para se proteger da ação de criminosos. Cidadãos de bem, temendo a investida de assaltantes, protegem o patrimônio instalando câmeras , grades e toda sorte de parafernália que possa coibir as investidas dos ladrões.
A redução de quase 70% de roubos ao comércio abordada na edição de hoje ainda não é para ser comemorada: 36 estabelecimentos ainda foram invadidos neste primeiro semestre e patrimônio foi depredado, causando prejuízos a um segmento que sofre com a recessão e a consequente diminuição do poder aquisitivo de seus clientes.