Qualifica Bento vira lei e amplia possibilidades de atender trabalhadores desempregados

2015-04-10_190211

Projeto, surgido no CIC-BG, foi encampado pelo município e aprovado em sessão na Câmara de Vereadores

Uma das iniciativas mais contundentes do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) para combater a falta de mão de obra especializada nas empresas ganhou ainda mais projeção – e alcance.

O Qualifica Bento, surgido na entidade como forma de estimular que empresas invistam na qualificação dos funcionários, virou lei e chega para aumentar a abrangência do projeto do CIC-BG, ampliando a parcela de público atendida por ele. Agora, o município está autorizado a conceder a pessoas desempregadas a oportunidade de frequentar cursos profissionalizantes e, assim, capacitá-los ao mercado de trabalho através do Programa Municipal de Qualificação Profissional – Qualifica Bento.

“Esse movimento de união entre iniciativa privada e poder público mostra como podemos transformar a vida das pessoas. A oferta de cursos para quem está em busca de colocação profissional não só aumenta a chance de contratação, como traz conforto, esperança e condição para a garantia do trabalho digno, oportunizando renda para ascender socialmente. Qualificando as pessoas, conseguimos diminuir as diferenças entre elas e, sobretudo, criamos ambientes propícios à inovação no meio empresarial, fundamental para fomentar sua competitividade”, elogia a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

O projeto de Lei 125/2022, encaminhado pelo Executivo, foi aprovado na Câmara de Vereadores no dia 07 de novembro e objetiva “a promoção da qualificação social e profissional, como direito e condição indispensável para a garantia do trabalho digno para todos, possibilitando a inserção e a atuação cidadã no mercado de trabalho, com efetivo impacto para a vida dos participantes”.

Por meio do projeto de qualificação social e profissional, a prefeitura espera, entre outras finalidades, a inclusão social do cidadão, com combate à discriminação e a vulnerabilidade econômica e a permanência no mercado de trabalho e redução dos índices de demissão e rotatividade.

De acordo com o texto, o programa será destinado a jovens com idade mínima de 16 anos, salvo a condição de menor aprendiz (14 anos). Os cursos a serem oferecidos poderão ser nas áreas de comércio, atendimento ao público, construção civil, indústria, hotelaria, gastronomia, gestão de comércio e serviços, informática, telemarketing, modelagem e confecção, logística, segurança, entre outros.

As inscrições para a seleção do “Programa Municipal de Qualificação Profissional — Qualifica Bento” serão efetuadas em época própria, conforme edital a ser divulgado.

No dia 3 de novembro, o Qualifica Bento do CIC-BG deu início ao aperfeiçoamento profissional de mais 12 trabalhadores, por meio do curso de Comandos Elétricos, ministrado no Senai, parceiro da iniciativa. A primeira turma, do curso de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), recebeu a diplomação ainda em outubro. Estão em andamento, ainda, as turmas dos cursos de Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional e de Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC.