O jornal carioca O Globo, divulgou na terça-feira,22 que políticos brasileiros já gastaram R$ 9,9 milhões, somente em 2022, no impulsionamento* na Meta, através do Facebook e do Instagram.
Impulsionamento é uma forma de propaganda,que uma página escolhe uma publicação para ser levada para um determinado perfil de usuários que ainda não são seus seguidores
- O impulsionamento de conteúdo já foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde que não haja disparo em massa de mensagens e nem se faça o pedido de votos. Os gastos com esse tipo de publicidade não foram limitados pelo Tribunal, mas foi-se recomendado moderação.
Quais candidatos utilizaram o impulsionamento?
Dentre os candidatos presidenciais que realizaram a propaganda, a que mais gastou com a ferramenta foi Simone Tebet (MDB-MS). A pré-candidata tem cerca de 1% na pesquisa eleitoral do banco BTG Pactual, que contratou o Instituto FSB para realizar a pesquisa. De acordo com a matéria do O Globo, a senadora já gastou R$ 138 mil com o patrocínio de conteúdos e publicações no Facebook e no Instagram.
Sérgio Moro, ex-juiz e ex-ministro da Justiça, também aparece na lista de pré-candidatos que pagaram pela entrega de seus conteúdos para novas contas nas redes sociais. Moro, que vai concorrer pelo Podemos, focou a propaganda em publicações que exaltassem a importância da Operação Lava Jato. O ex-juiz, que conta com 8% das intenções de voto nas pesquisas eleitorais, já gastou cerca de R$ 46 mil.
Por fim, o ex-presidente Lula também apareceu na lista, com gastos de R$ 34 mil. O pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT) tem utilizado o impulsionamento para divulgar seu próprio site, o Lulaverso, onde agrega notícias, propagandas e publicações das redes sociais, Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e TikTok. Em primeiro lugar na disputa, de acordo com os levantamentos eleitorais, o ex-presidente gastou R$ 34 mil com o recurso.