Prova de vida do INSS será por biometria e a distância em 2020

2015-04-10_190211

A Dataprev anunciou que fará testes iniciais de biometria e reconhecimento facil para a prova de vida do INSS 2020. Com o uso de novas tecnologias, o objetivo é aumentar a segurança e facilitar a vida dos beneficiários. Entenda o que muda se a inovação proposta for aplicada em larga escala para Aposentados e Pensionistas.

Prova de vida do INSS 2020
Todos os anos, os segurados INSS devem se apresentar em um dos Postos de Atendimento ou bancos credenciados para realizar a prova de vida anual do INSS.
Esse processo é obrigatório para todos as pessoas que tiverem benefício emitido há mais de um ano. Entretanto, apesar de rápido, ainda demanda tempo e tem custos operacionais elevados. Mesmo com as mudanças propostas para este ano, o próprio INSS reconhece que o processo pode ser melhorado, por isso há grande expectativa de que a Prova de Vida do INSS 2020 possa ser realizada à distância. O teste será iniciado pelas cidades com menor número de beneficiários. Ao todo serão 15 municípios para o piloto. Saiba como o novo processo deve funcionar.

Informações biométricas
A leitura biométrica, realizada comumente a partir da leitura das digitais pode dar lugar agora ao reconhecimento facial. Os segurados que procurarem uma das agências da Previdência, nas cidades piloto, terão os cadastros atualizados com informações biométricas, que devem incluir, portanto, informações físicas. Com base nas informações que o Governo já tem dos cidadãos e com os resultados dos testes, existe também a possibilidade de fazer a prova de vida por reconhecimento de voz e utilizar a biometria para outros serviços.

Prova de vida a distância
Com o novo sistema, Aposentados e Pensionistas poderão fazer a prova de vida do INSS 2020 pelo celular ou computador. Ou seja, sem necessidade de ter que ir presencialmente a uma agência bancária ou ao INSS. Quem preferir, no entanto, poderá continuar a fazer a prova de vida presencialmente. A disponibilização dos locais e calendário para o agendamento da prova de vida serão limitados, já que o objetivo é acelerar a adoção dos processos digitais, plano maior do Governo.

Como funcionará a prova de vida 2020
Segundo o Gestor do projeto na Dataprev e gerente do Departamento de Inovação, William Veronesi uma das bases de dados a ser utilizada para conferência das informações será a do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O banco de dados tem cerca de 100 milhões de dados biométricos. Ao acessar o Meu INSS, o segurado encontrará a nova funcionalidade Prova de Vida. O sistema passará, então, a dar as orientações ao segurado, como posicionar a mão na frente da câmera do smartphone para que seja feita a captura das digitais e a conferência com a base do TSE. No caso do reconhecimento facial, outras instruções serão repassadas, como movimentar a cabeça, piscar, olhar para cima, para baixo ou para os lados, comprovando com os movimentos que ele está vivo.

A validação biométrica poderá ser realizada por qualquer smartphone. O resultado que confirma ou não a prova de vida do INSS é liberado imediatamente, também de forma digital.
O resultado, confirmando ou não a prova de vida, é informado logo após o procedimento. Vale lembrar que o segurado que não fizer a prova de vida anualmente, pode ter o benefício bloqueado. A medida é uma das formas do INSS reduzir o número de fraudes no pagamento dos benefícios de aposentadorias e pensões.

4 benefícios da Prova de Vida do INSS a distância
Com a nova prova de vida do INSS, quem ganha é o segurado. Entre os principais benefícios estão:

1 – Autoatendimento
Com a prova de vida realizada pelo celular ou computador, o próprio segurado é quem fará o processo. Desta forma, não há necessidade de agendar o atendimento ou enfrentar filas. O Aposentado ou Pensionista fará a prova de vida, a qualquer momento, no mês do seu aniversário.

2 – Retorno imediato
No caso de ter o benefício bloqueado pela falta da fé de vida, a regularização pode ser realizada a distância e a prova de vida é validada imediatamente. Com isso, o benefício também pode ser liberado mais rápido, sem prejudicar o recebimento.

3 – Mais comodidade e agilidade
Mesmo os beneficiários que estão acamados e com a saúde comprometida, poderão realizar o processo a distância. Hoje muitos, mesmo em condições debilitadas precisam se dirigir pessoalmente ao banco ou INSS. Com a agilidade nos processos do Governo e até mesmo com o cruzamento de informações, se espera que a qualidade dos serviços também melhorem.

4 – Mais segurança
A prova de vida também é uma segurança para os beneficiários. Provando que estão vivos, podem receber ou requerer o que é de seu direito. Inclusive, os benefícios de auxílio e amparo para os casos necessários. Desta forma, o Governo também garante que quem está recebendo o dinheiro é realmente quem deveria receber. O Governo deverá divulgar os resultados dos testes iniciais da nova prova de vida do INSS em breve. Certamente, a tecnologia será um importante marco na ajuda a prevenção de fraudes e na melhoria dos serviços aos beneficiários.