Estes valores extraordinários, beirando o inimaginável, têm aparecido em vários sites e aplicativos seriam recordes dos últimos 100 anos
Segundo o site Metsul, o modelo meteorológico norte-americano GFS projeta temperaturas de até 47ºC na área de Porto Alegre e máximas perto de 50ºC no Rio Grande do Sul no final da próxima semana.
Seria o maior calor de todos os tempos, com valores que dizimariam recordes de temperatura máxima que perduram por mais de um século e com recorrência talvez de milhares de anos.
Estes valores extraordinários, beirando o inimaginável, têm aparecido em vários sites e aplicativos que oferecem previsão do tempo gerada automaticamente por computador a partir de um ou mais modelos, sem intervenção de meteorologista, inclusive no prognóstico para dez dias automático por municípios que é oferecido ao usuário gratuitamente no site da MetSul.
Mas o que é Modelo Meteorológico?
São projeções feitas por supercomputadores que processam bilhões de cálculos a partir de equações matemáticas que são realizadas a cada número determinado de horas a partir de observações meteorológicas do mundo inteiro de satélites, estações de superfície e da atmosfera por sondagens realizadas por balões meteorológicos. Todos estes dados são inicializados no computador que processa e faz simulações futuras a partir deles. A tecnologia de modelagem numérica avançou muito e é uma revolução na previsão do tempo, mas imperfeita.