Programa de governança e compliance acelera melhorias nos processos de gestão da Cooperativa Vinícola Aurora

2015-04-10_190211

Aula inaugural ocorreu nesta semana e envolveu colaboradores, presidência e membros dos conselhos de Administração e Fiscal. Iniciativa deverá proporcionar maior segurança e minimizar riscos para a organização

A Cooperativa Vinícola Aurora vem implementando programas para um futuro organizacional cada vez mais eficiente, inclusivo, sustentável e cooperativo. Para isso, uma série de melhorias que vão desde a gestão interna até o acompanhamento da atividade nas propriedades rurais estão ocorrendo na cooperativa.

Entre as iniciativas está o desenvolvimento de normas de governança e compliance, iniciado em abril por meio de parceria com a Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Nesta semana ocorreu a primeira aula on-line com colaboradores de diversas áreas da empresa que participarão dos grupos de trabalho de implementação do programa de compliance. Também participaram o presidente do Conselho de Administração, Renê Tonello, os Conselhos de Administração e Fiscal, e integrantes da diretoria executiva.

Na aula inaugural foi destacada a origem do compliance e a importância da sua implementação para proporcionar maior segurança e minimizar riscos para a organização.

De acordo com a supervisora de Qualidade e Meio Ambiente, Cassandra Marcon Giacomazzi, o programa permitirá garantir de forma mais eficaz o cumprimento de normas e leis estabelecidas interna e externamente, trazendo ainda mais transparência e relações éticas com todos que fazem parte da cadeia produtiva da Aurora.

“Trata-se de um programa abrangente e robusto. Os principais objetivos são otimizar o modelo de gestão, proporcionar confiabilidade e realizar negócios de forma ética e transparente. Além disso buscamos revisitar um conjunto de sistemáticas de controles relacionados a atendimento de legislações e práticas trabalhistas, fiscais, contábeis, código de conduta e ética, implementá-los e torná-los rotina na cooperativa”, acredita Cassandra.

A gestora acrescenta que para o sucesso do programa é fundamental a interação e o envolvimento de todos.

“Os principais desafios para uma cooperativa de grande porte na implementação de um programa como este concentram-se na mudança e construção de uma cultura organizacional e o engajamento de todos”, complementa.

Cronograma prevê término para 2025

A primeira aula foi ministrada pelo professor Eduardo Agustinho, doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC/PR. As atividades serão realizadas a cada dois meses, de forma virtual, com exceção do período de novembro a fevereiro de 2023/2024 em função da safra da uva. A entrega final do projeto está prevista para janeiro de 2025, quando será realizada a entrega do manual de boas práticas do programa de compliance.