Período é considerado de alta demanda de reclamações
O final de ano é propício para levar os consumidores ao comércio local e sites de compras on-line, em busca das melhores ofertas de Natal e garantir o presente para familiares e amigos. Dentro deste contexto, as lojas aproveitam para realizar ações de venda agressivas, se amparando naquela que é a melhor data comercial do Brasil, junto com o Dia das Mães.
Este cenário chama atenção do Procon de Bento, que busca auxiliar clientes e lojistas para a melhor negociação. No entanto, o Coordenador do órgão, Maciel Giovanella, considera que o período estimula um acréscimo de reclamações, principalmente voltadas às compras na modalidade on-line. “O consumidor deve verificar se existem mais informações sobre a loja, inclusive a sua reputação do site. Ferramentas como o Reclame Aqui, por exemplo, são bem importantes”, alertou Giovanella.
O coordenador ressalta que, em caso de dúvidas sobre a credibilidade de sites de compra e ofertas oferecidas nas lojas, o consumidor entre em contato com o Procon através do telefone (54) 3055-8547 para receber auxílio. “O cliente deve ficar atento às ofertas e, principalmente, se elas estão com preços de mercado. Desconfie quando se apresentam com um valor muito baixo”, considerou.
Atendimento em números
A demanda de reclamações junto ao órgão é constante e mantém a média. A título de comparação, até o momento 2021 apresenta uma pequena redução de atendimentos se comparado a 2020, número que tende a mudar até o fechamento do ano. De janeiro até o inicio de dezembro deste ano, foram realizados 2.401 atendimentos dos mais diversos, relacionados a atendimentos e negociação entre clientes e lojas. Com relação a janeiro e dezembro de 2020, foram contabilizados 2.589 atendimentos.
Esta prestação de atendimento ao público ganhou um considerável reforço em novembro, quando entrou no ar o Procon On-line, plataforma de atendimento automatizada que, em apenas um mês de funcionamento, já encaminhou 52 reclamações na cidade. A maioria das queixas relacionada às prestadoras de serviço telefônico
O atendimento funciona pela plataforma do Governo Federal em que as próprias empresas podem solucionar a sua demanda, através do site http://www.consumidor.gov.br, ou através do formulário disponível na aba “Procon On-line”, no site da prefeitura de Bento. O prazo para resposta do atendimento eletrônico é de até 30 dias.