O evento reuniu mais de 2200 pessoas, que se concentraram junto à Praça Centenário, na rua Félix da Cunha. A procissão, sob a luz de velas, tendo à frente a imagem do Padroeiro, saiu em direção ao Santuário Santo Antônio tendo à frente a cruz e também os coroinhas e católicos das paróquias Santo Antônio, Cristo Rei, São Roque e Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos, além dos padres das paróquias de Bento Gonçalves.
A motivação inicial foi do assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Gustavo Predebon. A caminhada seguiu pelas ruas Marechal Floriano e Marechal Deodoro e, ao chegar em frente à prefeitura, em um palco montado no calçadão, onde estavam a Cruz Peregrina, o Ícone de Maria e a Capelinha do Beato Carlo Acutis, aconteceu a abertura da Pré-Jornada Diocesana da Juventude, mobilização da Região Pastoral de Bento, que prepara a Jornada Diocesana da Juventude, por aqui chamada de JTchêJ, que vai acontecer em 31 de agosto, em Faria Lemos.
Conforme Predebon, a grande participação das crianças, adolescentes e jovens, com suas famílias, aponta para uma celebração alegre: Santo Antônio foi um jovem que amou e cuidou dos jovens do seu tempo. “É muito importante que aproveite os tempos fortes da nossa Igreja em Bento Gonçalves para divulgar os trabalhos com a juventude e demonstrar que há muita fé, muito amor e muitos jovens aqui. Para nós é muito recompensador ver que nossos jovens querem demonstrar a sua fé, com o apoio das famílias. É um momento muito simbólico de celebrar a abertura da 146ª Festa de Santo Antônio e a nossa 8ª JTchêJ”, salientou.
Ao chegarem ao Santuário Santo Antônio, pelas 20h, o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, acolheu a todos com as seguintes palavras: “Bem-vindos ao Santuário de Santo Antônio. Essa é a Casa de Deus e, também, a nossa casa”. No Santuário, a Procissão Luminosa foi concluída com a bênção por intercessão do Padroeiro, seguida da entrega dos tradicionais pãezinhos de Santo Antônio.
Para Comparin, a Procissão Luminosa de Santo Antônio se consolida como um evento forte de reunião de famílias, espaço propício para a evangelização. “Santo Antônio marcou essa cidade e sua presença mantém firmes as famílias. Queremos que a luz de Cristo, anunciada pelo nosso Padroeiro, nos ajude a renovar a esperança. Queremos mostrar que nossa fé ainda tem valor, que nós queremos que a Igreja ainda tenha seu espaço. Que nós queremos crer, amar e celebrar”, finalizou.
A organização foi feita pela equipe de festeiros da 146ª Festa de Santo Antônio e a mobilização realizada pelos colégios Sagrado Coração de Jesus, Scalabriniano Medianeira e Marista Aparecida. A Catequese do Centro e das Comunidades também estiveram presentes na Procissão Luminosa, que teve o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e também do Departamento Municipal de Trânsito (DMT).
A Procissão Luminosa também foi solidária, porque tanto na concentração junto à Praça Centenário, quanto no estacionamento do Santuário Santo Antônio, foi possível doar alimentos não perecíveis. Eles são destinados à Casa Pão dos Pobres da Paróquia Santo Antônio, que atende a mais de 400 famílias por mês.
Abertura da pré-Jornada Diocesana da Juventude
Neste ano de 2024, além de envolver os estudantes dos colégios e os catequizandos de toda a Paróquia, a Procissão Luminosa foi um pouco diferente: em 31 de agosto, no distrito de Faria Lemos, acontece a 8ª Jornada Diocesana da Juventude (por aqui chamada de JTchêJ), que é itinerante e já passou por Caxias do Sul, São Marcos, Garibaldi e, em 2023, foi realizada no Santuário de Caravaggio.
Para que a Jornada não se torne apenas um evento, a organização da juventude da Diocese de Caxias do Sul propõe a realização de uma “pré-Jornada” na cidade que vai acolher o encontro. E, entre os jovens, os festeiros e os padres, ficou definido fazer a abertura durante a procissão luminosa da 146ª Festa de Santo Antônio. .
A Jornada Diocesana tem três símbolos: uma cruz de madeira de 2,5m de altura, um quadro de Nossa Senhora e uma pequena capelinha do Beato Carlo Acutis (tido pelo Papa Francisco como padroeiro dos que atuam com a internet). A partir do mês de abril, os símbolos irão peregrinar pelas paróquias e comunidades de Bento e região, em preparação ao evento, no dia 31 de agosto.