Primeiro caso de Zica Vírus confirmado no município

2015-04-10_190211

Um homem foi confirmado como a primeira pessoa contaminada pelo Zika em Bento Gonçalves.

 

O vírus zika é transmitido primariamente às pessoas por meio da picada de um mosquito Aedes infectado, que também pode transmitir chikungunya, dengue e febre amarela. O caso, chamado de autóctone, significa que o morador não esteve fora do município, então não existe possibilidade de ter sido picado em outra localidade. Esse é o primeiro caso confirmado na cidade. O paciente passou bem e não precisou ser hospitalizado.
Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são diárias pela Secretaria da Saúde.

101 focos em Bento
Mesmo com todo o cuidado, até o momento foram encontrados 101 focos do mosquito. Pelo menos 47 casos seguem em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), e aguardam resultado.
Cinco casos de dengue importados foram confirmados, ou seja, não foram contraídos no Município.
Os principais bairros onde a infestação tem ocorrido de forma mais intensa são: Vila Nova, Barracão, Eucaliptos, Cohab, Progresso, Humaitá, Licorsul, Cruzeiro, Industrial e Salgado.

Microencefalia
O vírus da Zika ficou conhecido em 2016, quando uma epidemia causou deficiências em recém-nascidos e microencefalia, tendo sido detectada em 89 países.

Como as pessoas
são infectadas?
O vírus zika é transmitido primariamente às pessoas por meio da picada de um mosquito Aedes infectado, que também pode transmitir chikungunya, dengue e febre amarela.
Também pode ser transmitido por meio de relação sexual e foi detectado em sêmen, sangue, urina, líquido amniótico e saliva, bem como em fluidos corporais encontrados no cérebro e medula espinhal.

Sintomas
da infecção
O vírus zika geralmente causa uma doença leve. Os sintomas mais comuns incluem febre baixa ou erupção cutânea (exantema), que aparecem alguns dias após a picada do mosquito infectado. Embora muitas pessoas com o vírus não apresentem sintomas, outras podem sofrer também de conjuntivite, dores musculares e articulares e cansaço. Os sintomas costumam durar de dois a sete dias.

Tratamento
Os sintomas da doença podem ser tratados com medicamentos comuns para dor e febre, descanso e reposição de líquidos. Se os sintomas piorarem, as pessoas devem procurar auxílio médico.

Relação entre o zika
e a microcefalia
A infecção pelo vírus zika durante a gravidez é uma causa de anormalidades cerebrais congênitas, incluindo microcefalia, e refinou sua posição sobre a relação entre o zika e a síndrome de Guillain-Barré, afirmando que a infecção pelo vírus é um gatilho para essa condição.

Proteção
A melhor forma de se proteger contra o zika é prevenir as picadas de mosquitos. Entre as medidas de proteção estão:
Vestir roupas que cubram o máximo possível do corpo (preferencialmente de cores claras);
Usar repelentes que contenham DEET (diethyltoluamide) ou IR 3535 ou Icaridin, que são os princípios ativos mais comuns em repelentes. O produto deve ser aplicado nas áreas expostas da pele ou nas roupas e deve ser utilizado de acordo com as instruções do rótulo, especialmente no que diz respeito à duração da proteção e tempo de reaplicação. Se repelentes e protetores solares forem usados juntos, o protetor deve ser aplicado primeiro e o repelente em seguida.
Utilizar barreiras físicas, tais como telas comuns ou tratadas com inseticidas em janelas e portas;
Dormir embaixo de mosquiteiros durante o dia e à noite;
Identificar e eliminar potenciais criadouros de mosquitos, esvaziando, limpando ou cobrindo recipientes com água (baldes, vasos de flores e pneus);
Programas nacionais podem direcionar corpos de água e resíduos de esgoto (saídas de tanques sépticos devem ser cobertas) com intervenções de água e saneamento.

Como proteger
grávidas?
Grávidas e seus parceiros sexuais devem ter um cuidado extra na hora de se protegerem das picadas do mosquito que transmite o vírus zika. Gestantes que moram em áreas onde há transmissão do zika devem seguir as mesmas orientações de prevenção que a população em geral.
Não há evidências de riscos à saúde associados ao uso de repelentes de insetos que contêm DEET, IR 3535 ou Icaridin em mulheres grávidas, desde que o produto seja utilizado de acordo com as instruções do rótulo.
Gestantes que vivem em áreas com transmissão do vírus zika em andamento devem frequentar regularmente suas consultas pré-natais de acordo com os padrões nacionais  e cumprir as recomendações de seus provedores de saúde. Devem também iniciar as consultas pré-natais precocemente para diagnóstico, cuidados apropriados e acompanhamento se desenvolverem qualquer sinal ou sintoma de infecção pelo vírus zika.