Primeira tarde do verão terá calor, chuvas e possíveis temporais isolados

2015-04-10_190211

 

O início do verão no sul do Brasil promete calor intenso, com possibilidade de áreas de instabilidade durante a tarde e noite desta sexta-feira. Espera-se chuva localmente forte e a ocorrência de temporais isolados, especialmente na região do Rio Grande do Sul, devido à influência de uma massa de ar quente e úmida.

Neste primeiro dia de verão, o Sol deve predominar na maior parte do Sul do país, porém acompanhado por nuvens. As primeiras horas da manhã apresentou um céu claro em várias áreas, impulsionando o aumento da temperatura e gerando calor. Na tarde desta sexta-feira, espera-se que a maioria das cidades gaúchas registre temperaturas em torno dos 30ºC. Na Grande Porto Alegre, as máximas podem variar entre 31ºC e 33ºC, com um aquecimento mais significativo no Vale do Sinos.

À medida que o dia avança, a atmosfera tende a se tornar instável devido à elevada umidade e ao calor. Isso resultará na formação de nuvens carregadas em diversas regiões, com previsão de pancadas de chuva durante a segunda metade do dia. Alerta-se para a possibilidade de chuvas localmente intensas e de curta duração, com acumulados de precipitação bastante elevados em alguns municípios. Essa condição é comum nesta época do ano, principalmente em áreas onde as nuvens se desenvolvem verticalmente devido ao calor.

A MetSul Meteorologia adverte para a ocorrência de temporais isolados entre a tarde e a noite, acompanhados por raios. Não se descarta a possibilidade de ventos fortes (vendavais) ou queda de granizo em pontos isolados. Modelos de previsão indicam a formação de áreas de instabilidade migrando de oeste para leste durante a tarde e noite desta sexta-feira.

Embora a instabilidade preveja afetar setores de Santa Catarina, no Paraná, espera-se chuva isolada devido ao calor, mas em poucas áreas. É importante salientar que, durante os meses quentes do ano, essas instabilidades são localizadas e frequentemente isoladas, podendo atingir até mesmo pequenas áreas de uma cidade. Assim, é possível prever o risco de chuvas fortes ou temporais isolados com antecedência para uma região ampla, mas não é viável prever com precisão quais pontos específicos serão afetados, a menos que seja em curto prazo por meio de nowcasting.