Primeira parcela do 13º é paga até hoje

2015-04-10_190211

A partir desta quarta (1º) trabalhadores passam a receber a 2ª parcela

Hoje (30) é o último dia para o pagamento da primeira parcela do 13º salário, benefício concedido a trabalhadores de carteira assinada que estão na ativa. A segunda parcela começa a ser quitada já a partir desta quarta-feira, 1º, com data final prevista para o dia 20 de dezembro.

Por causa da pandemia de covid-19, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado pelo segundo ano seguido. A primeira parcela foi paga entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda foi depositada de 24 de junho a 7 de julho.

O 13º salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. A situação dos trabalhadores com contrato suspenso ou com jornada reduzida segue o modelo do ano passado: para os contratos com jornada reduzida, o 13º e as férias devem ser pagos de forma integral. No caso de suspensão, o período não trabalhado será descontado. No entanto, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro e será pago.