Areia e madeira foram as cargas que necessitaram fazer transbordo para seguir viagem para não oferecer risco à estabilidade dos caminhões
Na manhã de quinta-feira, 07 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação de fiscalização na BR 470, em Bento Gonçalves, que resultou na abordagem de dois caminhões transportando carga significativamente acima dos limites legais. O total de excesso de peso entre os dois veículos foi de 42,5 toneladas.
Durante a operação, os agentes da PRF primeiro abordaram um caminhão carregado com madeira. Apesar da capacidade máxima permitida para o veículo ser de 57 toneladas, ele estava transportando 75 toneladas, excedendo em 18 toneladas o limite legal.
Logo após essa abordagem, outro caminhão foi fiscalizado. Este veículo, com uma capacidade de carga autorizada de 45 toneladas, estava transportando 69,5 toneladas de areia, o que representava um excesso de carga de mais de 24 toneladas.
Ambos os condutores foram multados e só foram autorizados a continuar suas viagens após o transbordo da carga excedente.
É crucial ressaltar que o transporte de carga com excesso de peso apresenta um risco substancial à segurança nas estradas, afetando a estabilidade dos caminhões e sua capacidade de frenagem. Além disso, essa prática causa danos consideráveis ao pavimento das rodovias e aos próprios veículos.