Previsões 2023: o que os astros revelam para o início deste ano?

2015-04-10_190211

Previsão  de 2023 completa para cada signo

 

Teremos uma mudança importante em 2023. Plutão, o planeta mais distante do sol, o que fica mais tempo em cada signo, entrará em aquário.  Essa movimentação acontece a cada 15, 20 anos e se repetirá agora, em 2023. Trata-se de um planeta geracional, ou seja, sua passagem por cada signo marca uma ou até mais gerações.

Plutão entrou em Capricórnio em 2008 e, este ano, entrará em Aquário, de março a junho. Depois disso, voltará para Capricórnio para finalizar seu ciclo no signo. É o planeta que fala das transformações profundas, que precisam de muito tempo para acontecer.

Aquário, por sua vez, é o signo das multidões, da liberdade e do senso de comunidade. Portanto, o grande desafio será entendermos que somos diferentes e precisamos pensar nisso em nossa convivência. Olhe ao redor e veja se todo mundo pensa igual a você. Se sim, não tem problema. Mas, lembre-se: isso é uma bolha, e não o mundo.

ÁRIES
O ano começa com Júpiter no seu signo trazendo sorte e abundância. Júpiter é o maior planeta de todos e expande-se por onde passa. Ele visita Áries a cada 12 anos e, portanto, é o seu momento de ampliar a visão de mundo, planejar viagens, tirar visto, estudar e ensinar. Estes são temas que estarão muito fortes até maio, quando Júpiter sairá de áries.

A partir de março, com Saturno em Peixes, começa um período de mais ou menos dois anos para poder estruturar a forma como lidar com seu mundo interno e sua sensibilidade. Não se trata de ficar cético, mas de arranjar um jeito de dar forma a tudo aquilo que não tem forma. Bom para iniciar terapia, se você não fizer ainda, assim como finalizar um processo terapêutico de longa data. No fim de março, Plutão entra em Aquário, onde ficará até junho para mexer com as suas relações, amizades e capacidade de enxergar o mundo de outra forma.

Uma deixa interessante para iniciar projetos inovadores e experimentar coisas novas. Em junho, ele volta para Capricórnio para que você finalize um processo de transformação profissional iniciado há muito tempo.

Em 2023, teremos um eclipse em Áries, que vai acontecer no dia 20 de abril e mexer diretamente com você. Eclipses servem para transformar profundamente alguma área da nossa vida e, no caso, quem está se transformando é você. O efeito de cada eclipse dura seis meses. Não espere que nada aconteça no próprio dia do eclipse, mas repare nos processos que irá viver ao longo dos seis meses seguintes. O eclipse do dia 14 de outubro será em Libra, seu signo oposto complementar.

Enquanto Áries fala sobre a nossa identidade, Libra trata das relações. Estes eclipses irão mexer na sua forma de ser e de lidar com as pessoas para poder entender como se coloca e como se disponibiliza quando está com alguém.

TOURO
O espaço de Touro anda movimentado e não é de hoje. No final de 2018, Urano, o planeta das mudanças, entrou no signo, onde ficará até 2026. Isso iniciou um processo de chacoalhar a vida dos taurinos, mexendo no que eles têm de mais caro, que é a segurança.

Em 2022, os protagonistas foram Touro e seu oposto complementar, Escorpião, por conta dos eclipses que, ao longo do ano, aconteceram nestes signos. Mas o protagonismo de Touro ainda não chegou ao fim e 2023 vem para mostrar isso.

Primeiramente, é preciso explicar que eclipses são eventos que acontecem para transformar uma área da nossa vida. E este ano haverá quatro deles, sendo um em escorpião, no dia 5 de maio, outro em touro, no dia 28 de outubro, e os outros dois em outros signos. Isso é importante, pois você será um dos epicentros dessas transformações.

A sua relação com dinheiro, produtividade e trabalho está sendo mexida. Aproveite para organizar as finanças e arranjar novas formas de ganhar dinheiro.

A partir de maio, Júpiter, o maior planeta de todos, entrará em Touro. Isso acontece a cada 12 anos e é sinal de que o desejo de expandir e ir além vai rondar seus pensamentos pelo próximo ano. Dizem que Júpiter é sorte, mas não espere que nada caia do céu.

Apenas prepare-se para aproveitar as oportunidades que aparecerem. O planeta também traz consigo a vontade de conhecer. Portanto, cursos, aulas e livros podem surgir neste ano. Procure pessoas ou obras que sirvam como seu guia intelectual. A ideia é ampliar os horizontes intelectuais e geográficos com conhecimento. Viagem e tudo relacionado a esse tema, aliás, como tirar vistos, passaportes, permissão para trabalhar em outros lugares, podem fazer parte deste momento.

GÊMEOS
Está aí uma oportunidade de ouro para você concretizar suas ideias e conquistar seus objetivos. Saturno, o planeta que nos ajuda a construir e materializar nossas metas, está transitando pela área mais alta do seu mapa, a que trata de carreira, vocação e reconhecimento profissional.

É hora de estruturar ou reestruturar essa parte de sua vida, mas vai depender de onde você está na sua carreira. Como o ciclo de Saturno dura cerca de 28 a 29 anos, ele só voltará para este lugar daqui a 29 anos. Geminianos são ágeis mentalmente e têm uma habilidade como nenhum outro signo de entender as coisas e conectar os pontos. Mas essa agilidade pode acabar em dispersão se não tomar cuidado. Por isso, essa é uma oportunidade de escolher um caminho e seguir nele pelos próximos dois anos. Com Saturno nada vem de graça, tudo é fruto do seu esforço.

É hora de arregaçar as mangas.

Uma árvore gigante só existe porque um dia plantaram uma semente. É o momento de plantar e entender que leva tempo para que sua árvore fique robusta, linda e firme. Dependendo de sua idade, pode ser também o momento de pensar em parar ou se aposentar.

Saturno organiza por onde passa e o que ele está organizando agora é a sua profissão. Plutão, o planeta das grandes transformações, irá visitar aquário entre março e junho. Ótimo para se aprofundar nos estudos, no conhecimento e na realização das suas metas. Gêmeos é um signo ligado a viagens e deslocamentos, esse pode ser o começo de um processo de viagens e/ou morar fora.

CÂNCER
Júpiter é o maior dos planetas, por isso ele amplia tudo por onde passa. Na astrologia mais antiga, quando os planetas eram divididos entre benéficos e maléficos, Júpiter ficava na área dos benéficos, por conta de sua energia otimista e abundância. Atribuem-se a ele a ideia de sorte, embora eu goste de deixar claro que cabe a nós aproveitarmos ou não as oportunidades.

Dito isso, até maio de 2023, o planeta estará na parte mais alta do seu mapa, ampliando o seu senso de direção, a capacidade de ser reconhecido pelo trabalho e o desejo de ir mais longe. É hora de expandir a carreira, o que pode significar novos horizontes, promoções e até viagens de trabalho. Plutão, o planeta mais lento, porque é o que está mais distante do Sol, está finalizando seu ciclo em Capricórnio. Ele entrou em capricórnio em 2008 e, este ano, começará o ciclo em aquário, onde estará de março a junho. Ele volta para capricórnio, mas é só para se despedir da temporada por este signo. Para você, isso é importante, porque capricórnio é o seu signo oposto complementar. Então, tudo o que mexe lá, mexe em você. Foram anos de transformações profundas, de tocar nas feridas, mas também de se regenerar. Aproveite o fim deste longo ciclo que termina em 2023 para se certificar de que transformou suas relações e sua forma de se disponibilizar para o outro. Uma grande faxina na área de parceria está terminando. A deia é que você termine isso tudo mais maduro emocionalmente

LEÃO
Em março de 2023, você terminará um ciclo de cerca de dois anos de amadurecimento afetivo. Saturno estará em Aquário até março, ajudando a entender os seus limites dentro das relações, assim como os limites do outro. É um momento importante para as relações, mas não de uma forma totalmente romântica. É hora de aprender a construir junto e isso não acontece sem trabalho.

Como Saturno é a representação da foice, que elimina o que não faz sentido para ficar com a essência, esse pode ser tanto um momento de fortalecer os alicerces de sua relação, como eliminá-la, se não fizer mais sentido. Tudo relacionado à sociedade também entra nesta mesma análise. Além disso, é hora de aprender a descentralizar e tirar o peso existente, quando se é o centro.

Você não será mais o foco, mas também não carregará o peso sozinha. De março a junho, teremos outro aspecto que atinge a área do seu mapa que fala das parcerias, amorosas e/ou sociais. É tempo de se aprofundar, de se abrir para as transformações e de experimentar novas sensações. Isso independe se está solteira, casada, namorando, se tem sociedade ou não.

A partir de maio, será um momento maravilhoso para focar na carreira e no seu crescimento profissional. Isso pode significar ampliar suas funções, crescer no seu trabalho, mudar de emprego ou viajar e até morar fora por conta da profissão. Mas também é importante saber que muitas vezes para crescer é preciso arriscar. O desafio é entender o que fica e o que sai na hora de tomar decisões profissionais.

Há tanta coisa envolvida e não deixa de existir o medo de perder, porque às vezes decidimos sem saber direito onde as coisas vão dar. Tudo bem. Mais para frente as coisas podem fazer mais sentido do que agora.

VIRGEM
Os signos opostos complementares são muito importantes na astrologia, porque tudo o que acontece com um reverbera no seu oposto. Virgem é oposto complementar a Peixes, e como Saturno estará em Peixes pelos próximos dois anos a partir de março, os virginianos sentirão na pele esta passagem. Primeiramente, é preciso entender a diferença entre os dois signos. Virgem é corpo, Peixes é alma; Virgem é ordem, Peixes é caos.

Sim, a presença do planeta em Peixes vai cobrar de você que cumpra certas tarefas e que seja maduro (como se você já não fizesse isso com a sua crítica, muitas vezes, feroz), mas também vai lembrá-lo da importância de diluir as suas certezas, de se conectar com tudo o que for imaterial e de entender que, para produzir e ser útil, é preciso também saber descansar e relaxar.

Saturno irá ajudá-la a amadurecer suas relações. Pode ser tanto um momento de assumir compromisso e dar firmeza às suas parcerias, como de perceber que um ciclo chegou ao fim. Isso vai depender do momento de cada um, mas esse é um assunto que vai tocar todos os virginianos, cada um à sua maneira.

Como é um momento de olhar para as parcerias em geral, isso pode também envolver assuntos ligados a sociedades. Com a ênfase no signo de Touro por conta de alguns planetas que estarão neste signo em 2023, além de um eclipse que acontecerá em touro em 28 de outubro, é momento de ir além. Não é hora de procurar os detalhes ou o foco, mas sim  de dar um zoom out para conseguir enxergar as coisas de fora. Só assim percebemos o todo. Abstraia dos detalhes para poder ter uma visão macro. Bom para aprender, ensinar, viajar e pensar aonde deseja chegar.

LIBRA
Júpiter, o planeta da expansão, estará em Áries, seu signo oposto complementar, até maio. Isso significa que, até lá, o céu está instigando para que você aprenda a se colocar, a se impor e a falar o que pensa sem se preocupar com o que os outros vão pensar. Querer agradar é uma qualidade de Libra, mas pode virar seu calcanhar de Aquiles, quando a necessidade de agradar alguém vira um modus operandi que acaba ofuscando a própria identidade.

A partir de março, Saturno entra em Peixes para organizar a nossa relação com a espiritualidade e sensibilidade. Mas, no seu caso, isso significará iniciar um período de cerca de dois anos de muito trabalho, produtividade e necessidade de colocar a vida em ordem.

A dica, caso você ainda não faça isso, é ter uma rotina, uma agenda que lhe ajude a organizar o dia e as tarefas. Será útil para poupar tempo e estresses desnecessários.

De março a junho, Plutão, o planeta das grandes transformações, visitará Aquário. Para você, significará o começo de uma transformação profunda na forma como se enxerga e reconhece seu potencial. Libra é o signo das relações e, por isso, pode algumas vezes acabar observando o outro mais do que a si. Então, este será o momento de mudar isso.

Eclipses acontecem a cada seis meses no céu. Em 2023, teremos quatro deles, sendo um em Áries, no dia 20 de abril, e outro em Libra, no dia 14 de outubro (os demais vão ser em outros signos). São fenômenos que transformam profundamente as coisas por onde passam e o que estão mudando é a forma como toma as rédeas da própria vida, inicia seus projetos e se coloca na mão do outro, esperando o que ele vai dizer de você. Este será, portanto, um ano em que o foco será você.

ESCORPIÃO
Todo signo tem um signo que é seu oposto complementar. O de Escorpião é Touro. Os signos opostos complementares precisam aprender uns com os outros. Neste caso, Touro precisa aprender com escorpião a desapegar, e Escorpião precisa aprender com ele a construir.

Como tudo o que acontece em um signo acaba reverberando no seu oposto, a ênfase de Touro no céu de 2022 e também de 2023 mexe diretamente com Escorpião. O desafio aqui é não detonar tudo. Escorpianos carregam consigo a linda força de renovação e regeneração, mas é preciso ficar atento para que isso não vire um vício de dar um fim em tudo sempre. Este é um momento de aprender a construir e a manter as coisas importantes.

Às vezes, é preciso aprender a transformar antes de detonar. Isso serve para todas as áreas, mas especialmente para as relações. As relações serão o foco, aprenda a cuidar delas. Claro que não significa permanecer a qualquer custo em uma relação que já chegou ao seu fim, mas experimente cuidar, tentar consertar, ter paciência.

Eclipses são eventos que acontecem a cada seis meses e vêm transformar alguma área da nossa vida. Este ano, haverá quatro desses eventos, sendo que um deles será em Escorpião, no dia 5 de maio, e outro em Touro, no dia 28 de outubro, os outros dois são em outros signos. Você está, portanto, mais uma vez se transformando, a lagarta vai virar borboleta. Algumas coisas vão embora, mas o desafio será escolher o que vai e o que fica. Veja o que permanecerá na sua vida depois disso tudo. Outra área importante neste momento são as finanças. Invista e cuide do aspecto financeiro. É uma oportunidade de pensar em novas formas de ganhar dinheiro.

SAGITÁRIO
Um dos temas importantes de 2023 é colocar a casa em ordem. Saturno entrará em Peixes em março, onde ficará por dois anos. Este período irá nos ajudar a lidar com a nossa percepção sensível e conexão com o sagrado. No seu caso, porém, Saturno em Peixes inicia um período de colocar ordem na casa e nas relações familiares. É o planeta que constrói, que nos ensina os limites da vida real e mostra que nada vem de graça.

Quer conquistar algo? Então, se esforce para isso. Em primeiro lugar, trata-se de um momento de entender o que você está disposto a se sacrificar para conseguir o que deseja. Sacrifício vem de sacro ofício, ou seja, o trabalho sagrado para conseguir algo. Nada mais justo.

Ao longo desse tempo, Saturno transitará pela área do seu mapa que trata dos assuntos de família, casa, emoções e noção da própria história, logo, a sua origem. Saber de onde viemos é fundamental se desejamos construir um caminho sólido na vida. A nossa origem é lembrar de quem somos, mas também cuidar das relações familiares. A ideia não é ficar preso ao passado ou ao pai e a mãe, e sim desatar os nós que nos impedem de continuar a caminhada. Hora de entender os limites da família e também aprender a colocar limites. Não para distanciar, mas para estruturar e solidificar essas relações.

A casa que você está organizando é, além da física, a emocional. Não deixe em segundo plano essas áreas. Se ter filhos estiver nos planos, até maio é um bom momento para tentar, planejar, pensar no assunto. O filho, no caso, pode ser uma criança, mas também um projeto que queira lançar no mundo.

CAPRICÓRNIO
Ao longo dos últimos anos, os capricornianos têm passado por mudanças profundas. O auge desse período foi em 2020, quando havia uma concentração de planetas em Capricórnio. Astrologicamente, isso se explica por conta da passagem de Plutão por Capricórnio, que começou em 2008 e está chega ao fim em janeiro de 2024.

O ciclo de Plutão pelo zodíaco demora 248 anos, por isso ele fica muito tempo em cada signo. Faz sentido, pois se quisermos transformar algo profundamente, certamente essa mudança não acontecerá da noite para o dia. É um planeta que trabalha embaixo da superfície. Então, mexe com a rigidez capricorniana, sua relação com trabalho, hierarquias e limites.

De março a junho, Plutão fará uma visita a Aquário, por onde passará os próximos anos. Mas, depois disso, volta para Capricórnio para terminar seu trabalho neste signo.

Por um lado é um alívio, porque transformar é doloroso. Por outro, é preciso agradecer todo esse processo que também é lindo e libertador.

No seu caso, pode ter significado mais flexibilização, amadurecimento e noção de que limites são fundamentais, mas não podem nos castrar.

Júpiter, o maior dos planetas, irá ampliar suas relações familiares, sua necessidade de criar vínculos e sua necessidade de cuidar da casa. Durante este período, esta área estará em evidência. Então, aproveite para resolver assuntos domésticos, imobiliários e familiares.

Saturno, seu regente, estará em Peixes a partir de março, onde ficará pelos próximos dois anos ajudando a criar uma ponte entre o seu lado prático e o sensível, com a possibilidade de dar forma àquilo que não tem.

AQUÁRIO
Cada planeta tem um tempo diferente para dar a volta em torno do Sol. Dividimos, na astrologia, os planetas em rápidos e lentos. Os primeiros são aqueles que estão mais próximos do Sol e, portanto, fazem o trajeto mais rapidamente. Os lentos são os mais distantes, ou seja, demoram mais tempo para completar o ciclo.

Para falar sobre as “previsões” de um ano, devemos olhar os movimentos dos planetas mais lentos, porque como eles não estão sempre no mesmo lugar, seus movimentos têm um peso seja no âmbito pessoal, seja no coletivo.

Dito isso, em 2023, Saturno (planeta lento) estará se despedindo de Aquário, enquanto Plutão (o mais lento de todos) começará o seu longo ciclo por Aquário.

Sempre que Saturno chega em algum signo, ele vem estruturar e organizar as coisas. Seu processo consiste em construir, plantar para colher e também eliminar o que não faz sentido para ficar com a essência.

Saturno fica em Aquário até março de 2023.

Até lá, você estará finalizando esse ciclo de aprendizado que vai durar cerca de dois anos. É um momento de amadurecer, de aprender a dizer e ouvir “não”, de entender os seus limites (você não é mais uma criança).

Saturno também materializa e constrói: ainda há tempo de tirar os projetos do papel!

O que deseja colher? Então, comece a plantar.

Saturno também traz responsabilidade para a liberdade aquariana.

No campo das amizades, assunto tão valorizado por este signo, o planeta deu uma organizada.

Isso significa fortalecer relações frágeis e também eliminar as amizades que já não fazem sentido. Há uma reconfiguração dos círculos de amizade.

Plutão entra oficialmente em Aquário em janeiro de 2024, mas de março a junho de 2023 teremos o trailer, uma prévia do que irá acontecer nos próximos anos.

Plutão é o planeta que fala sobre tudo o que está embaixo da superfície e isso significa que os aquarianos irão tocar nas suas profundezas para viver as maiores transformações de suas vidas. A ideia é buscar experimentar coisas novas, olhar por diferentes pontos de vista, conhecer novas pessoas e buscar o grupo com que se identifique para ter uma sensação de pertencimento.

PEIXES
A cada 28, 29 anos, Saturno dá uma volta em torno do Sol e passa por todos os signos do zodíaco. Ou seja, ele fica cerca de dois anos em cada um e seu papel é estruturar, preparar e dar firmeza àquele signo por onde está passando.

A partir de março de 2023, entrará em Peixes para começar seu ciclo de dois anos por lá. Os piscianos, portanto, sentirão na pele a força desse planeta que está longe de ser fofo, mas nos ajuda (nem que seja na marra) a amadurecer.

A primeira lição é: se você ficar esperando as coisas acontecerem, elas nunca acontecerão. É preciso correr atrás, persistir e lembrar que caminhos sólidos não se constroem da noite para o dia, e sim de pouquinho em pouquinho. É hora de ter consistência. Saturno concretiza. Então, aproveite para colocar as sementes e regá-las diariamente sem esquecer nenhum dia.

A natureza deste planeta é material, enquanto a de Peixes é imaterial. Peixes sonha, Saturno realiza. As águas piscianas nos fazem aguçar a nossa percepção sensível, mas também podem nos afogar. Saturno funcionará como uma espécie de contenção que não deixará as águas piscianas se dispersarem. I

sso é maravilhoso, ainda que não seja necessariamente fácil, porque ajudará os piscianos a darem forma àquilo que não tem forma, e que é a matéria-prima deste signo.

Este é o assunto principal do seu ano: amadureça e tome as rédeas da sua vida. Além disso, até o segundo semestre de 2023, é um ótimo momento para aprender algo que nunca conseguiu, como um curso de línguas, escrever, expressar-se e, sobretudo, achar a sua voz no mundo.

Ter um caderninho perto para organizar suas ideias e escrever o que você está sentindo pode ser um grande aliado