Prática de jardinagem é benéfica para a saúde mental

2015-04-10_190211

Cultivas plantas, flores e hortaliças pode ser benéfico para a saúde mental. Isso porque essa prática pode ajudar a, inclusive, purificar o ar da casa.

Flores como a lavanda e a gardênia têm um perfume característico, deixando a casa mais perfumada e agradável para o seu bem-estar. Além de o aroma das plantas ser muito benéfico, já foi comprovado que o simples fato de ter um jardim bonito também já é algo terapêutico.

O simples fato de ocupar a mente com as tarefas de jardinagem já funciona como terapia, principalmente para quem tem rotinas de trabalho muito estressantes e cansativas. O cuidado com as plantas, nesse caso, se torna uma excelente fuga da rotina e uma forma de lazer para o dia a dia.

Cuidar das plantas no dia a dia também é uma forma de movimentar mais o corpo: caminhar, regar, plantar sementes, fazer buracos na terra e por aí vai. Mesmo que não seja um exercício tão intenso, com grande gasto calórico, não deixa de ser uma forma de trabalhar os músculos do corpo.

Além disso, a nossa mente fica mais focada e concentrada no que estamos fazendo no momento, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.