Povo hospitaleiro

2015-04-10_190211

A vocação de bem receber está n sangue dos bento-gonçalvenses. Os primeiros a se destacar foi a família Valduga que implantou o enoturismo na região. Com muito esforço e aprendendo com os erros os pioneiros Valduga fizeram escola do bem receber em casa.
Hoje,com a disseminação da internet, e os abusivos valores das estadias de hotéis e pousadas, criou-se uma nova modalidade, receber turistas em casa no mundo todo. Bento Gonçalves entrou nesta onda há pouco tempo. Em novembro de 2016 haviam 36 ofertas de hospedagem em casas particulares para Bento Gonçalves. Hoje o numero já ultrapassa a 140 ofertas. Tem de tudo, desde quartos à casas e apartamentos inteiros até sítios no interior. Os valores de hospedagem compensam e muito para os viajantes e é um bom reforço na renda de quem tem um lugar vago. Neste time de anfitriões estão empresários, vereador, estudantes profissionais liberais e até donas de casa.
Os dois lados estão satisfeitos, o que recebe, pela nova experiência de conhecer gente nova como se fossem da família e quem se hospeda que recebe o carinho e cuidado como se fosse de casa. Poucas reclamações: não há transporte público para locais turísticos, não há lugar para happy hour com vinho depois que as vinícolas fecham e antes dos restaurantes abrirem e o comércio de bento foi muito mal avaliado, com constatações de preços exorbitantes e pouca variedade por parte dos visitantes. No departamento satisfação estão a gastronomia, paisagens, vinhos e atendimento nos empreendimentos turísticos e vinícolas, além é claro, aos anfitriões.
Que esta pesquisa sirva de baliza ao novo secretário de turismo para investir seus esforços em melhorar os pontos negativos, pois se depender dos cidadãos e empreendimentos turísticos, vamos conquistar o primeiro lugar na próxima edição da pesquisa.